CMA celebra Dia Nacional da Caatinga e discute combate à desertificação
A CMA vai celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, e discutir estratégias para o combate à desertificação em audiência pública (Req 21/2024 CMA). Autora do requerimento, Teresa Leitão (PT-PE), lembrou que a Caatinga é o único dos nossos 5 biomas exclusivamente brasileiro e disse que solicitou a reunião para comemorar a data de uma forma reflexiva, debatendo com especialistas o problema da desertificação e estratégias sustentáveis para a exploração do enorme potencial que o bioma tem.

Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VAI CELEBRAR O DIA NACIONAL DA CAATINGA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA.
OS SENADORES VÃO DISCUTIR TAMBÉM O COMBATE À DESERTIFICAÇÃO NO BIOMA. REPÓRTER CESAR MENDES.
Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga está localizada nos estados do Nordeste do país e no extremo norte de Minas Gerais, ocupando uma área de 734 mil quilômetros quadrados. Seu clima é o semiárido e sua vegetação, com poucas folhas, é adaptada a longos períodos de seca. Estudos estimam que mais de 46% da área original do bioma já foi desmatada, uma ameaça para a sua rica biodiversidade, com registro de várias espécies endêmicas, animais e plantas que só aparecem em porções restritas do bioma. A data de 28 de abril foi escolhida como dia nacional da Caatinga em 2003, por um decreto do Governo Federal, em homenagem à data de nascimento do professor João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro dos estudos ambientais no Brasil e um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Autora do requerimento da audiência pública, a senadora Teresa Leitão, do PT pernambucano, disse que pretende comemorar o dia da Caatinga de uma maneira reflexiva.
'' Queremos fazer reflexões com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com o IBAMA, com especialistas em sustentabilidade, por conta das ameaças de desertificação que pairam sobre o Bioma Caatinga, como também as possibilidades e toda a potencialidade que esse bioma tem para o nosso país. Então, queremos comemorar apresentando soluções para esse bioma, que tem muito a contribuir com o Brasil.''
A audiência ainda não tem data agendada para sua realização. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.