Criado Grupo Parlamentar Brasil-Austrália
O Senado aprovou nesta quinta-feira (11) o projeto de resolução do Senado (PRS 78/2019) que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Austrália. O texto busca incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. O acordo, que prevê, entre outras medidas, a realização de congressos, seminários, simpósios, debates e conferências, vai à promulgação.
Transcrição
O SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DO GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-AUSTRÁLIA.
O OBJETIVO É APROXIMAR OS PODERES LEGISLATIVOS DOS DOIS PAÍSES. REPÓRTER PEDRO PINCER
O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto de resolução, que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Austrália. De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, a proposta busca incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. O acordo prevê, entre outras medidas, a realização de congressos, seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira, indispensáveis à análise, à compreensão, ao encaminhamento e à solução de problemas, visando ao desenvolvimento de relações bilaterais. O relator na Comissão de Relações Exteriores, senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, falou sobre a importância de se estreitar os laços com os australianos.
Brasil e Austrália têm histórico de cooperação e convergência em temas da agenda multilateral. Ressalta, ademais, importante componente, que vem assumindo papel de destaque nas relações bilaterais, qual seja, o interesse crescente de jovens brasileiros em estudar na Austrália
O projeto segue agora para a promulgação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer