"Cartilha da Vereadora" será lançada na semana que vem pelo Senado
O Senado lança na próxima terça-feira (9), às 19h, na entrada da Biblioteca, a Cartilha da Vereadora. Iniciativa do Programa Interlegis, a publicação detalha ações das representantes da população no legislativo municipal e estimula a participação das mulheres na política, além de orientar as vereadoras a instalar órgãos de atuação na defesa da equidade de gênero e no combate à violência doméstica.
Transcrição
PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA, DEFESA DA EQUIDADE DE GÊNERO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO TEMAS DA "CARTILHA DA VEREADORA".
A PUBLICAÇÃO SERÁ LANÇADA PELO SENADO POR MEIO DO PROGRAMA INTERLEGIS. QUEM INFORMA É A REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
Na terça-feira, 9 de abril, será lançada no Senado a "Cartilha da Vereadora", uma publicação para as representantes municipais com informações sobre a atuação dessas mulheres nas casas legislativas de suas cidades. A ideia é também incentivar as vereadoras a inaugurar órgãos de defesa dos direitos das mulheres e combate à violência de gênero, como Procuradoria da Mulher, Observatório da Violência e Comitê de Igualdade.
Essas estruturas já existem no Senado, na Câmara dos Deputados e em 22 das 27 assembleias estaduais, mas estão presentes apenas em pouco mais de 12% das cerca de 5.500 casas legislativas municipais do país, segundo dados da Procuradoria da Mulher no Senado Federal. Coordenado por Nilo Bairros, o Interlegis – programa do Senado voltado para os Legislativos estadual e municipal – é o responsável pela "Cartilha da Vereadora", que chega em momento oportuno, conforme ele ressalta.
(Nilo Bairros) "A gente acredita que, na medida em que há eleições municipais neste ano de 2024, é importante que as atuais vereadoras que estejam concorrendo à reeleição e aquelas mulheres que vierem a ser candidatas pelos seus partidos consigam se imbuir dessa responsabilidade, desse desafio, que é o de trazer mais mulheres para os parlamentos e ao mesmo tempo garantir ferramentas de combate à violência contra a mulher e, claro, garantir os direitos da mulher cada vez mais na nossa sociedade."
O coordenador do Interlegis afirma, ainda, que a "Cartilha da Vereadora" é mais uma iniciativa para o legislativo municipal viabilizada pelo Senado, agora com foco na equidade de gênero.
(Nilo Bairros) "O Interlegis já tinha feito anos atrás a 'Cartilha do Vereador', mas era importante a gente fazer também a 'Cartilha da Vereadora' não só porque ela tem as atribuições de uma representante da população no parlamento municipal mas, sobretudo, porque cabe à vereadora buscar mais espaços de representação da mulher."
O lançamento da "Cartilha da Vereadora" será na entrada da Biblioteca do Senado, às 19h de terça-feira, nove de abril, com a presença da procuradora da Mulher, a senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.