Comissão sobre migrações e refugiados define presidente, vice e relatora
A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados foi instalada nesta terça-feira (19) e elegeu como presidente o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), que destacou a importância da comissão no cenário diplomático brasileiro. O vice-presidente é o senador Paulo Paim (PT/RS), e a relatora, a senadora Mara Gabrili (PSD-SP).
Transcrição
A COMISSÃO MISTA DE MIGRAÇÕES E REFUGIADOS FOI INSTALADA NESTA TERÇA-FEIRA.
O COLEGIADO DEFINIU NOVO PRESIDENTE, ALÉM DE VICE-PRESIDENTE E RELATORA. REPÓRTER JÚLIA LOPES.
Este ano é a vez da Câmara dos Deputados assumir a presidência da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados e o deputado Túlio Gadêlha, da Rede de Pernambuco, foi o escolhido para a função. O vice-presidente é o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul; e a relatoria ficará por conta da senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo.
O deputado Túlio Gadêlha lembrou a importância da comissão no cenário diplomático brasileiro.
(dep. Túlio Gadêlha): "Então essa comissão, ela vai muito além de discutir com profundidade legislações para o Brasil, mas vai também no sentido de construir relações diplomáticas com outros países para que nós possamos, na verdade, trazer e acolher os brasileiros naqueles países que eles decidiram morar."
O vice Presidente do colegiado, Paulo Paim, ressaltou pontos que a comissão irá abordar, em especial, políticas públicas de controle migratório.
(Paulo Paim): "Tem como competência acompanhar, monitorar e fiscalizar de modo contínuo as questões afetadas aos movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e ao direito dos refugiados, em especial sobre políticas públicas de controle migratório, na qual iremos empenhar esforços necessários para a efetivação dessas relevantes políticas."
Na próxima reunião, a Comissão sobre Migrações e Refugiados discutirá seu plano de trabalho e os projetos prioritários. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.