Sessão especial vai debater o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O Senado terá uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial e o Dia Nacional do Autismo (REQ 88/2024). O dia mundial foi criado pela ONU em 2007 e o dia nacional, por lei, em 2018, a partir de uma iniciativa do senador Flávio Arns (PSB-PR), também autor do pedido de sessão especial. O objetivo é promover o conhecimento sobre o espectro autista e os direitos das pessoas autistas. Segundo a OMS, uma em cada 160 crianças tem autismo. A sessão ainda não tem data definida para acontecer.
Transcrição
O SENADO VAI REALIZAR UMA SESSÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO.
O REQUERIMENTO DA SESSÃO FOI APRESENTADO POR FLÁVIO ARNS E ASSINADO POR MAIS SEIS SENADORES. REPÓRTER CESAR MENDES.
O transtorno do espectro autista - TEA - é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos ou estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. Considerando a neuroplasticidade do cérebro, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional, melhores os resultados a médio e longo prazo. No entanto, não existe um marcador biológico para o autismo e o diagnóstico é essencialmente clínico, a partir de observações da criança ou do adolescente, de entrevistas com os pais e da aplicação de testes específicos. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado em 2007 pelas Nações Unidas e a data escolhida, 2 de abril, virou também Dia Nacional de Conscientização do Autismo em 2018, por uma lei criada a partir de uma proposta do senador Flavio Arns, do PSB do Paraná. O objetivo é promover o conhecimento sobre o espectro autista e as necessidades e direitos das pessoas autistas e suas famílias. Autor do requerimento de realização de uma sessão especial para celebrar a data, Flávio Arns defendeu a importância de difundir informações sobre o autismo.
"Diante da luta das pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias, a realização da sessão traz visibilidade, debate e conhecimento sobre o autismo e sua vivência. O requerimento é no sentido de que essa sessão possa ser realizada para lembrarmos os desafios da área do autismo."
O senadorJorge Kajuru, do PSB de Goiás, que também assinou o requerimento da sessão especial, disse que garantir assistência para o autismo é hoje uma das suas prioridades. Segundo ele, Goiás é hoje o primeiro estado do Brasil com institutos completos voltados para essa modalidade de tratamento, atendendo mais de 5 mil crianças diagnosticadas com autismo.
"Muita gente que desconhece a gravidade do autismo hoje. No ano passado, a cada cem crianças, uma nascia autista; a partir de agora, a cada 36 crianças nascidas, uma é autista. E veja que o autismo, às vezes, é tratado até com desrespeito em redes sociais".
A data da sessão especial ainda não foi agendada. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.