Projeto inclui na Educação Básica conteúdos sobre administração financeira — Rádio Senado
Educação

Projeto inclui na Educação Básica conteúdos sobre administração financeira

Em 2024, o Senado pode analisar e votar o projeto de lei (PL 5950/2023) que garante a inclusão de educação e administração financeira nos currículos da Educação Básica. Para o autor, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a iniciativa pode capacitar os alunos a tomarem decisões e evitarem armadilhas financeiras comuns, além de ser uma oportunidade para combater a falta de conhecimento e o endividamento dos jovens. O texto será analisado pela Comissão de Educação e Cultura.

04/01/2024, 17h30 - ATUALIZADO EM 04/01/2024, 17h32
Duração de áudio: 02:14
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Transcrição
EM 2024, O SENADO PODE VOTAR UM PROJETO QUE INCLUI, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONTEÚDOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. O TEXTO SERÁ ANALISADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. REPÓRTER BIANCA MINGOTE: A educação financeira reúne conceitos básicos como a importância de poupar, planejar e gerenciar o dinheiro, além de ensinar as pessoas a tomarem decisões financeiras conscientes. O projeto de lei de iniciativa de Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, prevê a inclusão da educação e administração financeira nos currículos da educação básica. Na avaliação do parlamentar, a inclusão do tema em sala de aula é essencial para preparar os estudantes para uma vida adulta bem-sucedida e consciente em relação às escolhas financeiras. Izalci defende ainda, na justificativa da proposta, que a inclusão da educação financeira como tema transversal nos currículos das escolas pode capacitar os alunos a tomarem decisões e ainda evitar armadilhas financeiras comuns, como se enrolar com o cartão de crédito e fazer dívidas virarem bolas de neve. Para Izalci, o ensino da educação financeira pode ajudar a evitar o endividamento dos jovens, além de possibilitar a todos os estudantes, independentemente da origem, a oportunidade de ter sucesso financeiro. O senador destaca a importância da transversalidade do conteúdo, que consiste em aliar o estudo da língua portuguesa e matemática, por exemplo, à educação financeira. Izalci Lucas: "Os alunos precisam entender um pouco mais o que é poupança, a importância de poupar, a importância de não gastar mais do que receber, então tem que ter noção financeira para poder tocar a sua vida, então isso é importante no próprio conteúdo, pode ensinar isso transversalmente, ensinando português ao mesmo tempo a questão dos conteúdos de matemática, de administração financeira." O texto será analisado pela Comissão de Educação e Cultura em decisão terminativa. Se aprovado lá sem alterações, ele segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja pedido de senadores para que a proposta seja votada em plenário. O projeto está sendo analisado em conjunto com outras propostas que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir novos conteúdos no currículo da educação básica. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Bianca Mingote.

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