Política de incentivo à docência na educação básica volta à Câmara — Rádio Senado
Plenário

Política de incentivo à docência na educação básica volta à Câmara

O Senado aprovou o projeto (PL 3824/2023) que cria uma política de incentivo à formação de professores para a educação básica no Brasil. A relatora da proposta, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), lembrou que de cada 10 alunos de cursos superiores, apenas dois optam pela carreira de docente. O projeto foi aprovado em definitivo pela Comissão de Educação do Senado, mas terá que voltar à Câmara dos Deputados por causa das mudanças feitas pelos senadores.

21/11/2023, 17h05 - ATUALIZADO EM 21/11/2023, 17h05
Duração de áudio: 01:52
londrina.pr.gov.br

Transcrição
SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS O PROJETO QUE CRIA UMA POLÍTICA NACIONAL PARA INCENTIVAR ESTUDANTES A SEGUIREM A CARREIRA DE PROFESSOR. A PROPOSTA JÁ TINHA SIDO APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, MAS PRECISOU PASSAR POR UM NOVO TURNO DE VOTAÇÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: A ideia da proposta é atrair estudantes do ensino superior para a carreira de professor da educação básica. Para isso, o projeto do senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, prevê uma série de incentivos, como a concessão de bolsas para cursos de licenciatura; criação de campanhas públicas para atrair universitários que queiram se tornar professores; abertura de espaços de convivência entre graduandos e docentes da educação básica para a troca de experiências; estabelecimento de mentorias, entre outras ações. A política de incentivo deverá ser desenvolvida pela União, estados, municípios e Distrito Federal, e as despesas com a aplicação das medidas serão bancadas pelo governo federal. A relatora da proposta, senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, lembrou que de cada 10 alunos dos cursos superiores, apenas dois optam pela carreira de docente. O número é insuficiente e muitos ainda desistem da profissão após alguns anos de sala de aula: “Os números e a realidade em relação ao número de professores no Brasil nós já temos um apagão docente em algumas regiões e em muitas áreas de conhecimento. E a preocupação principal do projeto é de valorização e à medida da valorização também o incentivo à formação, à busca e motivação dos alunos do ensino médio. Os profissionais que já estão na docência que permaneçam na docência.” O relatório da senadora Professora Dorinha Seabra mudou o nome da ação para Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica; também determinou prioridade para as estratégias de formação de professores no sistema público, em tempo integral e no modelo presencial. Por causa dessas mudanças, a proposta volta para nova votação na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

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