Comissão de Refugiados aprova reconhecimento ao MRE pela repatriação de brasileiros de Gaza
A Comissão Mista sobre Migrações e Refugiados aprovou moção de reconhecimento ao trabalho do Ministério das Relações Exteriores na repatriação de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. Um grupo de 32 pessoas chegou ao Brasil na madrugada desta terça-feira (14). A presidente da CMMIR, senadora Mara Gabrilli (PSD - SP), assinalou o apoio unânime do colegiado à moção apresentada pelo deputado prof. Paulo Fernando (Republicanos - DF).
Transcrição
A COMISSÃO DE MIGRAÇÕES E REFUGIADOS HOMENAGEOU O MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES PELA REPATRIAÇÃO DE BRASILEIROS QUE ESTAVAM NA FAIXA DE GAZA.
OS PARLAMENTARES PEDIRAM A CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES A LIBERAÇÃO DE OUTRAS 50 PESSOAS QUE ESTÃO NA ZONA DE GUERRA. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
Por sugestão do deputado professor Paulo Fernando, do Republicanos do Distrito Federal, a Comissão Mista de Migrações e Refugiados aprovou uma moção de congratulações ao Ministério das Relações Exteriores pela repatriação de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. O parlamentar considera necessário passar por cima de diferenças políticas e reconhecer o trabalho do Itamaraty na operação que trouxe 32 pessoas ao Brasil. Paulo Fernando ressaltou, ainda, a continuidade da acolhida ao grupo, com os serviços de saúde, assistência social e documentação para quem pediu refúgio.
Dep. Paulo Fernando: "Fazer uma moção de congratulação pelo desempenho do Ministério de Relações Exteriores, no sentido não só de trazê-los, mas também aqui, cuidar da documentação, cuidar da família, já está sendo prestada assistência médica, tem uma senhora gestante, também. Neste momento, não há nem governo, nem oposição - é uma questão humanitária."
A presidente da Comissão, senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, ressaltou o apoio unânime à moção de reconhecimento ao Itamaraty.
Sen. Mara Gabrilli: "Então, a gente concretiza essa moção de apoio ao Ministério das Relações Exteriores por todo o trabalho e tem o apoio de todos nós."
O deputado Túlio Gadêlha, da Rede de Pernambuco, pediu ao Ministério de Relações Exteriores que continue os esforços para trazer o segundo grupo de brasileiros e familiares que ainda não conseguiu deixar a zona de guerra.
Dep. Túlio Gadêlha: "Brasileiros que viveram dias horríveis de bombardeamento em seu território, em suas residências e que, infelizmente, não conseguiram trazer todos os seus familiares e, por isso, ainda existem pessoas que nós podemos resgatar na Faixa de Gaza. Faço esse pedido público, aqui, ao Itamaraty para que a gente possa olhar para aquelas famílias que ainda estão lá."
Segundo o Itamaraty, 34 brasileiros conseguiram autorização para deixar Gaza na última semana, mas houve duas desistências por motivos pessoais. No grupo que já desembarcou no Brasil, há 22 brasileiros e 10 palestinos. Do total, 17 são crianças; 9 são mulheres e 6, homens. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.