Novembro Azul: senadores defendem prevenção e diagnóstico precoce do câncer próstata
O mês de novembro tem como marca a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, “Novembro Azul”, para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Senadores médicos falam sobre a importância dos exames preventivos.

Transcrição
ESTAMOS EM PLENO NOVEMBRO AZUL, OPORTUNIDADE PARA FALAR SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA.
SENADORES QUE TAMBÉM SÃO MÉDICOS FALARAM SOBRE O ASSUNTO. REPÓRTER: LUANA VIANA
A campanha "Novembro Azul", de conscientização sobre o câncer de próstata, alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O senador e médico, Otto Alencar, do PSD da Bahia, destacou a relevância dos exames preventivos:
100% dos cânceres de próstata que são diagnosticados precocemente tem cura absoluta cura com a prostratectomia radical que é a retirada completa da próstata e consequentemente retirada do câncer. Portanto, eu recomendo que todos os homens possam ter o exame físico local, que é feito por urologista ou pelo exame de sangue ou, então, por ultrassonografia.
Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que também é médico, ressaltou que o câncer de próstata não é discutido suficientemente na sociedade pelo preconceito existente entre os homens em relação ao exame de toque:
Na sociedade, entre os homens, há um enorme preconceito para lidar com esse tema exatamente porque o exame que é feito, como sendo o mais importante para essa prevenção, é rejeitado pelo preconceito, então acho que a dificuldade é uma dificuldade que existe entre a população masculina do Brasil.
O tumor de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata pessoas do sexo masculino no Brasil. O Ministério da Saúde prevê a ocorrência de 71.730 casos por ano entre 2023 e 2025. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Luana Viana.