Flash: Em depoimento à CPMI, blogueiro se recusa a responder aos questionamentos alegando falta de acesso aos autos — Rádio Senado
CPMI do 8 de Janeiro

Flash: Em depoimento à CPMI, blogueiro se recusa a responder aos questionamentos alegando falta de acesso aos autos

O blogueiro Wellington Macedo recorreu ao Supremo Tribunal Federal para não comparecer à CPMI. Mas o ministro Roberto Barroso concedeu apenas o direito de permanecer em silêncio. Condenado a seis anos de prisão pela tentativa de explosão de uma bomba num caminhão de combustível no Aeroporto Internacional de Brasília, Wellington Macedo se recusou a responder às perguntas dos integrantes da CPMI, alegando que seus advogados não tiverem acesso aos autos acusatórios.

Outras informações em instantes 

21/09/2023, 13h34 - ATUALIZADO EM 21/09/2023, 13h34
Duração de áudio: 01:39
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
EM DEPOIMENTO À CPMI DO 8 DE JANEIRO, BLOGUEIRO SE RECUSA A RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS ALEGANDO FALTA DE ACESSO AOS AUTOS. RELATORA ALERTA QUE ACAMPAMENTO EM BRASÍLIA SERVIU PARA PLANEJAR ATAQUES AOS PRÉDIOS PÚBLICOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. O blogueiro Wellington Macedo recorreu ao Supremo Tribunal Federal para não comparecer à CPMI. Mas o ministro Roberto Barroso concedeu apenas o direito de permanecer em silêncio. Condenado a seis anos de prisão pela tentativa de explosão de uma bomba num caminhão de combustível no Aeroporto Internacional de Brasília, Wellington Macedo se recusou a responder às perguntas dos integrantes da CPMI.  Vou colaborar com vocês a partir do momento que os meus advogados tiverem acesso aos autos acusatórios contra essa pessoa que aqui está e que até hoje não sabe porque tem pago um preço tão alto e tanta humilhação. Quando tiver acesso aos autos vocês podem me convocar novamente aqui que eu vou colaborar com vocês. A relatora, Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, apontou o envolvimento de Wellington Macedo na convocação para o 7 setembro pela prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal e nos atos de fechamento do aeroporto de Brasília, de tentativa de invasão ao hotel onde o presidente Lula estava, à sede da Polícia Federal na capital federal e da explosão da bomba no aeroporto de Brasília. Ela destacou que o blogueiro divulgava notícias falsas e antidemocráticas e que era frequentador do Palácio da Alvorada e do acampamento de apoiadores de Bolsonaro. Eliziane Gama ressaltou que Wellington não agiu sozinho e que tinha a missão de arrecadar recursos para os atos.  O acampamento, o QG,  não só esse QG, mas todas as demais manifestações, elas foram irrigadas financeiramente. Elas foram financiadas e me parece que no caso específico aqui do Wellington, ele tinha uma missão voltada para a arrecadação financeira. Ou seja havia e aí não apenas eles, mas outros mais sempre pedindo PIX, sempre pedindo algum tipo de arrecadação financeira para investimento de todas essas manifestações. Wellington Macedo estava foragido no Paraguai desde janeiro após quebrar a tornozeleira eletrônica. Mas foi deportado na semana passada para cumprir a pena de seis anos de prisão. 

Ao vivo
00:0000:00