CE aprova obrigatoriedade de estados e municípios enviarem recursos para o Conselho de Alimentação Escolar — Rádio Senado
Projeto

CE aprova obrigatoriedade de estados e municípios enviarem recursos para o Conselho de Alimentação Escolar

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou o projeto (PLC 90/2018) que obriga estados, municípios e o Distrito Federal a destinarem dinheiro para garantir o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Apresentada pela então deputada e hoje senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) e relatada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a proposta segue agora para votação no Plenário no Senado em caráter de urgência.

19/09/2023, 14h43 - ATUALIZADO EM 19/09/2023, 14h44
Duração de áudio: 03:05
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÃO OBRIGADOS A DESTINAREM DINHEIRO PARA O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, QUE SEGUE PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. Apresentado pela então deputada e hoje senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, o projeto de lei obriga estados, municípios e o Distrito Federal a destinarem dinheiro ao Conselho de Alimentação Escolar para assegurar o seu funcionamento. Entre outras atribuições, o Conselho acompanha e fiscaliza o cumprimento da lei do programa de alimentação escolar, bem como a aplicação do dinheiro e zela pela qualidade dos alimentos, principalmente quanto à higiene e à aceitação dos cardápios pelos estudantes. A proposta ainda prevê que estados e municípios aprovem  normas complementares para participarem do programa de alimentação escolar. Caso não o façam, deixarão de receber os repasses federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ao destacar que muitas vezes a merenda escolar é a principal refeição do aluno, Dorinha Seabra explicou que a responsabilidade de custeá-la é dos municípios, com complemento dos estados e da União. A preocupação dela é que o Conselho funcione para garantir segurança alimentar às crianças e adolescentes. “Primeiro, garantir correção. Os centavos que são repassados para a merenda são ainda muito distante do que nós precisamos. E também que cada ente federado respeite e saiba da sua responsabilidade. É na escola que, em muitos casos, a melhor refeição pode ser tomada pela criança e pelo adolescente.” Ao citar que o governo federal aumentou de R$ 3,5 bilhões para mais de R$ 5 bilhões os repasses para a merenda escolar, o senador Flávio Arns, do PSB paranaense, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura, destacou a importância do bom funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar. “A merenda escolar é para todos os alunos e alunas. Nós estamos falando de quase 40 milhões de pessoas que tem que ter a merenda diária, 140 mil escolas. Então, tem que ser um processo articulado entre município, estado e governo federal porque senão os resultados não vão acontecer.” O senador Zequinha Marinho, do Podemos paraense, defendeu a clareza da lei para que prefeitos não deixem de investir na alimentação dos estudantes. “Quando a pessoa fica inventando desculpas ou criando subterfúgios para não fazer a coisa correta, às vezes a lei tem que ser mais clara do que o meio dia. A grande maioria dos gestores são bons, mas tem uma turma que se esconde atrás de qualquer coisa para arrumar uma desculpa e oferecer alguma coisa ridícula como alimentação na merenda escolar.” A proposta, relatada pela senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, segue agora para votação no Plenário no Senado, em caráter de urgência. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00