Comissão de Orçamento debate importância da Embrapa para a economia brasileira
A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ajudou o Brasil a se tornar um dos maiores produtores agropecuários do mundo. A importância da instituição foi debatida pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO). Em cinco décadas, o Brasil passou de importador de alimentos para um dos três maiores exportadores mundiais.
Transcrição
A EMBRAPA, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, AJUDOU O BRASIL A SE TORNAR UM DOS MAIORES PRODUTORES AGROPECUÁRIOS DO MUNDO.
A IMPORTÂNCIA DA INSTITUIÇÃO FOI DEBATIDA PELA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER FLORIANO FILHO
Criada em 1973, a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, virou referência internacional na pesquisa e tecnologia para o agronegócio do Brasil. A instituição lidera uma rede nacional de pesquisa em diferentes regiões geográficas e campos do conhecimento científico. Sem a Embrapa, por exemplo, o Brasil não teria se tornado o maior produtor e exportador mundial de soja. Isto sem falar em várias outras produções vegetais e animais que formam a base do agronegócio brasileiro, principal responsável pelo superávit da balança comercial. O cerrado, antes considerado inóspito, virou uma das maiores áreas produtoras do mundo na década de 70. Além da tropicalização da soja, outras culturas forrageiras foram adaptadas às condições do país, bem como o gado de corte e de leite. Essa verdadeira revolução no campo só foi possível por conta do trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, universidades e o setor produtivo. Eles apostaram em tecnologias nacionais ou adaptadas que transformaram o cenário brasileiro, acelerando a produtividade em bases sustentáveis. A Comissão Mista de Orçamento discutiu a importância da Embrapa para o desenvolvimento agropecuário nacional. O senador Izalci Lucas, do PSDB, do Distrito Federal, que apresentou o requerimento para a audiência e presidiu a reunião, explicou o principal motivo para o debate.
Não se faz pesquisa, ciência, tecnologia e desenvolvimento se não houver investimento. É por isso que temos que reduzir um pouco o discurso e aumentar mais os recursos. Esse é o objetivo principal desta audiência.
A pesquisadora Silvia Maria Fonseca Massruhá, primeira mulher a presidir a Embrapa, explicou o salto gigantesco dado pela empresa em poucas décadas.
Nós aumentamos a nossa produtividade por hectare em 580% — isso graças à ciência e tecnologia, novas cultivares mais adaptadas ao nosso tipo de clima e solo, práticas mais sustentáveis. E isso foi aumentando cada vez mais a nossa capacidade de produção, o que nos tornou grandes produtores e exportadores para o mundo todo.
Representando o ministério da Agricultura, Pedro Neto, falou sobre o impacto que a Embrapa teve na economia brasileira.
É importante frisar como a produção agrícola brasileira cresceu ao longo das últimas 5 décadas, e o Brasil passou de um importador de alimentos a ser um principal player no contexto do agronegócio, ou pelo menos um dos principais, top 3 no mundo, em produção agrícola e em exportação de alimentos.
Em 2022, o Valor Bruto da Produção Agropecuária brasileira fechou em quase um trilhão e 200 bilhões de reais. Foi o segundo maior valor nos 34 anos de medição desse indicador. Da Rádio Senado, Floriano Filho.