Senado comemora os 65 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Sessão especial do Senado comemora os 65 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, a Abrajet. Apesar do potencial que o país tem, a participação do turismo no PIB brasileiro ainda é tímida, representando aproximadamente 8%. Segundo representantes do setor, a cada quatros empregos criados no mundo, um é destinado ao turismo. (RQS 751/2022)
Transcrição
SESSÃO ESPECIAL DO SENADO COMEMORA OS 65 ANOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS DE TURISMO, A ABRAJET.
A PARTICIPAÇÃO DO TURISMO NO PIB BRASILEIRO É DE CERCA DE 8%. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
O Brasil recebe uma média de 6 a 7 milhões de turistas estrangeiros por ano. Enquanto isso, a título de comparação, o México recebeu mais de 30 milhões em 2021 e o Vietnã, cerca de 18 milhões. As visitas nos três primeiros meses do ano de 2023 ao Brasil movimentaram cerca de R$ 13 bilhões na economia. O maior número de entradas foi de argentinos. Em seguida estão os norteamericanos, paraguaios, chilenos e uruguaios. Apesar do potencial que o país tem, a participação do turismo no PIB brasileiro ainda é tímida, representando aproximadamente 8%. Em 1957 foi criada no Rio de Janeiro, tradicional ponto de entrada dos estrangeiros no Brasil, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, a Abrajet. Ela congrega 350 profissionais presentes em 17 estados que divulgam o turismo brasileiro sob vários aspectos. Seja pela perspectiva ecológica, de negócios, histórica ou arquitetônica. Os 65 anos da Abrajet foram comemorados em sessão especial do Senado. O requerimento foi apresentado pelo senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins, que destacou a importância da Associação que reúne os jornalistas especializados em turismo.
A Abrajet se dispõe a dinamizar a indústria do turismo como uma das alavancas mais produtivas da economia nacional. Vale sublinhar que, atualmente, o turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por mais de 8% do nosso Produto Interno Bruto.
O presidente da Associação, Evandro Novak, enfatizou a importância do trabalho desses jornalistas para a geração de emprego e renda no país.
Essa indústria em que, a cada quatros empregos criados no mundo, um é destinado ao turismo. Isso mostra o quanto o nosso trabalho é importante para o desenvolvimento do Brasil e principalmente para mostrar e divulgar o potencial turístico que nós temos.
Em termos internacionais, o Brasil ocupa 1% do fluxo mundial de turismo. Um estudo publicado em 2022 pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo identificou quatro principais barreiras ao crescimento do turismo no Brasil: imagem ruim no exterior, que inclui a questão da segurança pública, falta de continuidade em políticas e planejamento, desigualdade na qualidade do serviço e transporte aéreo e mobilidade. Da Rádio Senado, Floriano Filho.