Morrem as cantoras Dóris Monteiro e Leny Andrade
A música brasileira está de luto nesta segunda-feira (24) com as mortes das cantoras Leny Andrade, aos 80 anos, e Dóris Monteiro, aos 88. Leny Andrade deixou uma lista de interpretações marcantes, dando toques jazzísticos a obras de grandes nomes da MPB. Doris Monteiro foi uma das precursoras da Bossa Nova, com um canto característico, baseado em divisões rítmicas inovadoras. Ouça a homenagem da Rádio Senado às duas artistas.
Transcrição
LOC: A MÚSICA BRASILEIRA SOFREU DUAS GRANDES PERDAS HOJE, COM A MORTE, NO RIO DE JANEIRO, DAS CANTORAS CARIOCAS LENY ANDRADE E DÓRIS MONTEIRO.
LOC: LENY ANDRADE FALECEU EM DECORRÊNCIAS DE COMPLICAÇÕES APÓS UMA PNEUMONIA. A CANTORA CARIOCA, QUE ESTAVA COM OITENTA ANOS, ERA CONSIDERADA A DIVA DO JAZZ BRASILEIRO, MAS FOI TAMBÉM UMA GRANDE REFERÊNCIA PARA A BOSSA NOVA, PARA O SAMBA-JAZZ E PARA A MPB.
LOC: JÁ DÓRIS MONTEIRO ESTAVA COM 88 ANOS E MORREU DE CAUSAS NATURAIS. ELA ERA CONSIDERADA UMA DAS MAIS EXPRESSIVAS INTÉRPRETES DA TRANSIÇÃO DO SAMBA-CANÇÃO PARA A BOSSA NOVA E GRAVOU DIVERSOS COMPOSITORES, COMO WILSON BATISTA, TOM JOBIM, DOLORES DURAN, ANTÔNIO MARIA, VINICIUS DE MORAES ROBERTO MENESCAL, RONALDO BÔSCOLI E CARLOS LYRA.
LOC: AGORA, PARA HOMENAGEAR AS DUAS GRANDES CANTORAS QUE MORRERAM HOJE, OUVIREMOS UMA MÚSICA DE LENY ANDRADE E NA SEQUÊNCIA, UMA COM DÓRIS MONTEIRO.
LOC: E AO MEIO DIA REAPRESENTAREMOS UMA EDIÇÃO DO PROGRAMA ESCALA BRASILIREIRA QUE ENTREVISTOU LENY ANDRADE.