Projeto estimula o uso de aquecedores solares de água em residências
Os senadores podem analisar no segundo semestre o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Incentivos ao Uso de aquecedores Solares de Água em Residências, o chamado Pronasol. Pelo texto, o governo federal deverá definir com base em critérios técnicos, as localidades de instalação obrigatória dos aquecedores solares de água dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Transcrição
O SENADO PODE ANALISAR UM PROJETO QUE ESTIMULA O USO DE AQUECEDORES SOLARES DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS.
UM DOS OBJETIVOS É DIMINUIR A DESPESA COM ENERGIA ELÉTRICA. REPÓRTER PEDRO PINCER
Os senadores podem analisar no segundo semestre o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Incentivos ao Uso de aquecedores Solares de Água em Residências, o chamado Pronasol. Pela proposta, o governo federal deverá definir com base em critérios técnicos as localidades onde será obrigatória a instalação dos aquecedores solares de água dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto ainda autoriza o beneficiário do programa habitacional a usar o dinheiro do FGTS para comprar o equipamento. O autor, senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, lembrou que, se aprovado, o seu projeto vai reduzir as despesas com a conta de luz e a sobrecarga no sistema elétrico entre cinco da tarde e oito da noite, o chamado horário de ponta.
Colabora também com relação ao meio ambiente a utilização da energia solar e também incentiva as empresas do setor. Então, sem dúvida nenhuma, é um ganho bastante intenso, um ganho bastante bom para o consumidor, para as empresas, produção de empregos e a utilização, num país como nosso, localizado com bastante insolação, sem dúvida nenhuma isso aí vai ser um ganho bastante grande na construção civil na utilizaçaõ desses sistemas.
Segundo o Balanço Energético Nacional 2021 e a Pesquisa de Posse de Hábitos de Uso e Consumo no setor residencial 2019, cerca de 7% do consumo de luz se referem ao uso do chuveiro. O senador defende mais investimentos em geração, linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.