Rodrigo Pacheco manifesta apoio para ajuda à Argentina na visita de Alberto Fernández
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Salão Nobre do Senado nesta segunda-feira (26). Ao lado dos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Fabiano Contarato (PT-ES), Ivete da Silveira (MDB-SC) e Weverton (PDT-MA) e do embaixador do Brasil na Argentina, Julio Glinternick, Pacheco se comprometeu na busca de soluções legislativas que favoreçam as exportações para o país vizinho.
Transcrição
RODRIGO PACHECO RESSALTA INTERESSE COMERCIAL BILATERAL DO BRASIL E DA ARGENTINA NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA AUXILIAR PAÍS VIZINHO EM CRISE ECONÔMICA.
LAÇOS HISTÓRICOS E FRATERNOS TAMBÉM FORAM DESTACADOS DURANTE VISITA DO PRESIDENTE ARGENTINO AO CONGRESSO BRASILEIRO. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Salão Nobre do Senado e o tema principal do encontro foi a busca de soluções para ajudar o país vizinho a sair da crise econômica. Segundo Fernández, a questão climática na Argentina levou a problemas financeiros.
Alberto - A Argentina está transitando um momento difícil porque nós vivemos uma seca que nos deixou sem 20% das nossas exportações. E isso fez que deixassem de entrar aos cofres 20 bilhões de dólares. E portanto isso nos complica no momento de poder importar produtos brasileiros. Apesar de todo o peso econômico da China, o Brasil continua sendo o principal sócio comercial da Argentina. E queremos que continue sendo assim.
Ao comentar o atual momento de equilíbrio político no Brasil após a união dos Três Poderes para assegurar o regime democrático depois do vandalismo ocorrido no dia 8 de janeiro, Rodrigo Pacheco afirmou que a situação favoreceu a estabilidade necessária para trazer boas perspectivas econômicas ao país. O presidente do Senado ressaltou que o momento é propício para o auxílio à Argentina, imprescindível para as relações comerciais das duas nações.
Pacheco - Eu considero verdadeiramente que esse momento atual da Argentina, que o Brasil em outros momentos também viveu dificuldades, é um problema também do Brasil. A Argentina é um grande parceiro comercial. Seria muito egoísta e pouco inteligente que o Brasil fechasse os olhos para os problemas da Argentina.
O presidente do Senado disse ainda que recentemente um grupo de industriais brasileiros solicitou políticas de incentivo às exportações para a Argentina, uma medida fundamental para a indústria do Brasil que demonstra a relação de interesse bilateral entre os dois países. Rodrigo Pacheco anunciou que pedirá uma audiência com o presidente Lula para identificar como o Congresso Nacional pode colaborar com as ações de fortalecimento da relação Brasil-Argentina. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.