Debatedores criticam os itinerários formativos e pedem a revogação do novo ensino médio — Rádio Senado
Educação

Debatedores criticam os itinerários formativos e pedem a revogação do novo ensino médio

A Subcomissão Temporária para debater e avaliar o Ensino Médio no Brasil promoveu uma nova audiência pública a pedido da senadora Teresa Leitão (PT-PE). Debatedores defenderam a revogação da lei, e criticaram o cronograma de implementação e os itinerários formativos, que são um conjunto de disciplinas que os estudantes podem escolher. Segundo eles, o dispositivo representa a interdição do acesso qualificado ao conhecimento científico dos alunos de escolas públicas.

16/06/2023, 16h01 - ATUALIZADO EM 16/06/2023, 16h02
Duração de áudio: 02:55
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
SUBCOMISSÃO DO SENADO PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA AVALIAR O NOVO ENSINO MÉDIO. OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS FORAM CRITICADOS PELOS DEBATEDORES, QUE PEDIRAM A REVOGAÇÃO DA LEI. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA. A pedido da senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, a Subcomissão Temporária para debater e avaliar o Ensino Médio promoveu a terceira audiência pública. A representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marlei Carvalho, defendeu a revogação do novo ensino médio para resgatar o direito à educação dos alunos brasileiros. Segundo ela, os itinerários formativos, que são um conjunto de disciplinas que os estudantes podem escolher, impedem o acesso qualificado ao conhecimento científico. Marlei Carvalho - A nossa crítica vai à parceria com a BNCC, que esvaziou os conteúdos da base geral de formação nas nossas escolas, rompeu a unidade formativa no nível básico através dos chamados itinerários formativos que compõem o chamado novo ensino médio, mas estão completamente desvinculados da formação geral e dos projetos político-pedagógico das escolas. Andressa Pellanda, Coordenadora-Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também criticou os itinerários formativos e afirmou que o novo ensino médio aprofunda as desigualdades e não garante condições de permanência aos alunos. Pellanda - A proposta de ensino médio, quando foi construída, era ser uma formação geral para todos, e esse novo ensino médio restringe e aprofunda as desigualdades, ou seja, não está sendo ofertado com equidade para todos; amplia a adoção do ensino médio em tempo integral sem assegurar os investimentos suficientes para garantir essas condições de acesso e permanência; ainda induz jovens a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa complexidade, de maneira precária.  A senadora Teresa Leitão presidiu a audiência. Para ela, o movimento pela revogação é uma demanda dos profissionais de educação.  Tereza Leitão - Eu digo que o horizonte da revogação está cada dia mais nítido. Pelo menos aqui, nesta Comissão, todos os convidados e convidadas que nós estamos tendo o prazer de ouvir, com raríssimas exceções, têm colocado essa necessidade, pelo fracasso que significa essa organização já vista por quem está dentro da escola, pelo próprio MEC. A reforma do ensino médio foi sancionada em 2017 na gestão do ex-presidente Michel Temer. O Ministério da Educação iniciou uma consulta pública on-line sobre a reestruturação do ensino médio. As contribuições de estudantes, professores e gestores de escolas serão recebidas até o dia 6 de julho. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra. 

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