Plínio Valério será presidente da CPI das ONGs e Márcio Bittar o relator.
O senadores da CPI das ONGs definiram o comando do colegiado nesta quarta-feira (14). Para a presidência foi eleito o senador Plinio Valério (PSDB-AM) e para a vice-presidência o senador Jaime Bagattoli (PL-RO). A relatoria ficará a cargo do senador Márcio Bittar (União-AC).
Transcrição
SENADORES DA CPI DAS ONGS DEFINIRAM O COMANDO DO COLEGIADO.
PLÍNIO VALÉRIO SERÁ O PRESIDENTE E MÁRCIO BITTAR O RELATOR. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
O senador Plinio Valério, do PSDB do Amazonas, será o presidente da CPI das ONGs, que vai funcionar pelo prazo de 130 dias. O colegiado vai investigar os repasses de recursos públicos da União para ONGs e OSCIPs a partir do ano de 2002 até primeiro de janeiro de 2023. Plinio afirmou que a CPI não será voltada contra o governo do presidente Lula.
Plínio Valério - Fique claro: esta CPI não é contra o governo. Essa CPI não é para demonizar ONGs. Essa CPI é para satisfazer o sentimento dos amazônidas que já não suportam mais serem usados. Utilizados por algumas ONGs que prestam desserviço ao país.
O relator da CPI será o senador Márcio Bittar, do União do Acre, que citou a importância da investigação.
Márcio Bittar – Nós estamos falando de um território que é mais da metade do Brasil. Segundo o ex-ministro Aldo Rebelo, da tabela periódica, a Amazônia tem todos os elementos. Tem muita riqueza naquela região. Isso não pode pairar dúvidas, como as que eu tenho, de que parte da nossa soberania sobre a Amazônia já não nos pertence.
A senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, pediu serenidade e responsabilidade ao colegiado.
Eliziane Gama – A gente sabe que hoje a política ambiental brasileira está se reposicionando, sendo recolocada. Nós tivemos aí, por anos a fio, a negação, eu diria até exclusão de recursos internacionais que vieram para o país, como o do Fundo Amazônia, que passa a ser retomado. Não é? É bom lembrar também que nós temos bons e maus em todos os lugares e também nas organizações sociais nós temos entidades sérias e entidades não sérias.
O vice-presidente do colegiado será o senador Jaime Bagattoli, do PL de Rondônia. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.