Precariedade do sistema metroviário do Recife é debatida em audiência pública — Rádio Senado
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Precariedade do sistema metroviário do Recife é debatida em audiência pública

O sistema metroviário do Recife foi tema de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais. A iniciativa partiu do senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da CAS. Participaram da reunião, representantes do governo, de bancos, do Conselho Regional de Engenharia e do Sindicato dos Metroviários. Trens lotados, longos tempos de espera e sistema precário são as principais queixas dos usuários do metrô do Recife.

02/06/2023, 17h08 - ATUALIZADO EM 02/06/2023, 17h08
Duração de áudio: 02:32
gov.br/casacivil/

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEBATEU A PRECARIEDADE DO SISTEMA METROVIÁRIO NA CIDADE DO RECIFE. O PEDIDO PARA A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI DO SENADOR HUMBERTO COSTA, PRESIDENTE DA COMISSÃO E REPRESENTANTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO SENADO. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.   Trens lotados, longos tempos de espera e sistema precário. Essas são algumas das queixas dos usuários do metrô do Recife, capital de Pernambuco. Diante da situação, o senador Humberto Costa, do PT pernambucano, pediu uma audiência pública para debater o assunto. Humberto Costa falou sobre a atual situação do metrô da cidade.  Infelizmente hoje nos deparamos com um sistema abandonado, sucateado, que não atende às necessidades daqueles que precisam se deslocar pela nossa cidade e temos que ter atenção também com as metroviárias e metroviários que trabalham no sistema de Recife. O sucateamento das estruturas afeta diretamente o dia a dia de todas as trabalhadoras e trabalhadores. Que se dedicam fortemente para manter o sistema funcionando. A presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Eloísa Basto Amorim de Moraes, destacou a necessidade da criação de novas linhas de metrô para atender a sociedade. A mobilidade passa pelos desafios de logística de transporte e todos os atores precisam colaborar. Tanto o setor público como o setor privado. A criação de linhas novas, ela passa por uma demanda de tráfego, de passageiros. Porém, no caos instalado no nosso sistema de transporte, ela aponta empiricamente que precisa dessa expansão que já está saturado. Então o impacto na mobilidade a médio prazo é muito benéfico. Para o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares de Oliveira, o transporte público do Recife precisa de investimentos.  Portanto, é necessário que a gente possa garantir esse recurso para que a gente possa recuperar o sistema e fazer os investimentos necessário e na perspectiva da sua ampliação, ainda precisa atender os trabalhadores da região metropolitana com mais qualidade, com mais eficiência. Para isso, a gente precisa expandir, não atender só 400 mil usuários, mas 800 mil usuários. O metrô do Recife tem mais de 20 estações e 71 km de extensão, atendendo aproximadamente 160 mil passageiros por dia. Atualmente, a gestão do transporte é feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, ligada ao Ministério das Cidades. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira. 

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