CE iniciará nesta segunda-feira ciclo de debates sobre o novo PNE
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza nesta segunda-feira (15), às 9h, a primeira audiência pública sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai abordar estratégias e diretrizes que devem nortear a elaboração do novo documento. O atual PNE (Lei 13.000/2014) vai expirar em 2024 e, por iniciativa (REQ 21/2023–CE) do presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR), a comissão vai promover sete debates sobre diferentes aspectos do plano.
Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTIRÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA OS GRANDES OBJETIVOS A SEREM TRAÇADOS NA ELABORAÇÃO DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
ESTA SERÁ A PRIMEIRA AUDIÊNCIA DO CICLO DE DEBATES SOBRE O PNE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Dando início ao ciclo de audiências sobre o novo Plano Nacional de Educação, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vai abordar as estratégias e as diretrizes que devem nortear a elaboração do documento. O PNE define ações, prazos e metas para a educação e é fundamental para os planos instituídos nos estados e municípios. Por inciativa do presidente do colegiado, o senador Flávio Arns, do PSB paranaense, o ciclo vai tratar em sete audiências diferentes pontos relacionados à educação básica, superior e especial, a visão dos trabalhadores e dos estudantes e o ensino bilíngue de surdos. Em vigor desde 2014, o atual Plano Nacional de Educação será encerrado no final do ano que vem, o que exige a elaboração de uma nova norma para começar a valer a partir de 2025. Por isso, a Comissão de Educação começa a debater o assunto, explicou o senador Flávio Arns.
“Para discutir estratégias e diretrizes que devem nortear a elaboração do novo Plano Nacional de Educação, que se encerra no ano que vem. A gente tem que debater bastante, porque o novo Plano Nacional de Educação tem que vigorar partir de 2025. Então, neste ano e no ano que vem, teremos que fazer esse debate.”
Foram convidados para esta primeira audiência a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, bem como representantes do Fórum Nacional da Educação e do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.