Programa espacial e defesa cibernética estão entre as políticas que serão analisadas pela CRE
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) definiu sete políticas públicas que serão analisadas pelo colegiado neste ano. O senador Esperidião Amin (PP-SC) sugeriu o tema defesa cibernética. Já o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) destacou a importância de se analisar o programa espacial brasileiro.

Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL VAI ANALISAR SETE POLÍTICAS PÚBLICAS NESTE ANO DE 2023.
ENTRE OS TEMAS ESTÃO A DEFESA CIBERNÉTICA E O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Uma das funções das comissões temáticas do Senado é a análise de políticas públicas anualmente. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional definiu sete temas que serão observados pelos senadores. Um deles é a defesa cibernética, tema trazido pelo senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina.
Amin - Questão da defesa cibernética e da guerra cibernética. Esse assunto hoje, nesses 4 anos, tomou um vulto ainda maior, né? Acho que nós ... acho que os brasileiros já nos convencemos que nós não somos tão desimportantes a ponto de não sermos alvo nesta guerra cibernética que se trava no mundo ... com exército!
Temas como Biotecnologia e o Programa Espacial Brasileiro foram sugeridos pelo senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo.
Marcos Pontes - Parte de defesa cibernética que cada já é importante agora e cada vez mais será muito mais importante com desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, computação quântica e outras. A parte de biotecnologia também que foi colocada no meu lado, a parte da política espacial e nuclear, que obviamente tem uma relação muito grande com o contato e a boa relação entre os países para a utilização dessas tecnologias.
Outras políticas que serão analisadas são o programa Calha Norte, a política brasileira de inteligência, o Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança e os impactos da adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.