CRE terá audiências sobre afundamento de bairros em Maceió, rodovia Brasil - Bolívia e ação da ABIN em 08 de Janeiro — Rádio Senado
Comissões

CRE terá audiências sobre afundamento de bairros em Maceió, rodovia Brasil - Bolívia e ação da ABIN em 08 de Janeiro

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou três audiências públicas. Uma delas será sobre alterações acionárias na Brasken, empresa petroquímica que, segundo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), foi responsável pela extração de sal-gema, que prejudicou cerca de 200 mil pessoas em Maceió. Outros temas de reuniões serão os ataques do dia 08 de janeiro, com um ex-integrante da Abin, e a construção de uma via binacional entre Brasil e Bolívia.

27/04/2023, 14h36 - ATUALIZADO EM 27/04/2023, 15h11
Duração de áudio: 02:23
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES VAI DEBATER A QUESTÃO DO AFUNDAMENTO DE BAIRROS EM MACEIÓ DEVIDO À MINERAÇÃO DE SAL-GEMA. SENADORES TAMBÉM DEVEM RECEBER O EX-DIRETOR DA ABIN PARA ESCLARECER FATOS RELACIONADOS AOS ATAQUES DO DIA 8 DE JANEIRO EM BRASÍLIA. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional vai receber o ex-diretor Adjunto da ABIN, Saulo Moura da Cunha. De acordo com o senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, ele deverá prestar informações sobre os antecedentes aos ataques do dia 08 de janeiro, período em que ele era titular da agência. Amin - Veja bem a ABIN é um dos focos hoje, se não da curiosidade, mas das indagações que circunscrevem a recém-criada CPMI. Ela está rigorosamente acéfala e é o órgão central do sistema brasileiro de inteligência. Senadores também aprovaram uma audiência pública sobre alterações acionárias na Brasken, empresa petroquímica que, segundo o senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, foi responsável pela extração de sal-gema, que prejudicou cerca de 200 mil pessoas em Maceió. Renan - Foi feita a mineração, não foi colocado, evidentemente, nada no seu lugar, e tivemos o afundamento de 5 bairros da nossa capital. Quase 200.000 pessoas foram prejudicadas e incompreensivelmente, o ministério público fez um acordo e não incluiu nesse acordo nenhuma das partes afetadas, nem o estado, nem a prefeitura da capital, nem tão pouco as vítimas que nós chamamos de refugiados ambientais, que foram retirados desses 5 bairros coercitivamente. Outro tema que será debatido na CRE, a pedido do senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, é a criação de uma via entre o Brasil e a Bolívia. Wellington - E o Brasil, aquela região toda de Mato Grosso sonha muito tempo a possibilidade de termos ali uma ligação com pacífico. E o trecho de Mato Grosso são apenas 140 ... não menos de 100 quilômetros, 80 quilômetros, e do lado da Bolívia 144 quilômetros. O restante ele já tá todo asfaltado, então ligando ali San Inácio a San Matías, e depois aos portos lá do chile Arica, Iquique e Antofogasta. As datas das reuniões ainda serão definidas. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00