Subcomissão temporária para debater e avaliar o Ensino Médio aprova plano de trabalho — Rádio Senado
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Subcomissão temporária para debater e avaliar o Ensino Médio aprova plano de trabalho

A Subcomissão Temporária para debater e avaliar o Ensino Médio no Brasil aprovou o plano de trabalho. Serão sete audiências públicas para ouvir representantes de entidades governamentais, associações e movimentos que defendem a educação. Entre os objetivos da subcomissão está avaliar o impacto das mudanças na carga horária e no currículo, além da infraestrutura das instituições de ensino. A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) foi escolhida relatora da subcomissão.

18/04/2023, 17h10 - ATUALIZADO EM 18/04/2023, 17h10
Duração de áudio: 02:47
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA DEBATER E AVALIAR O ENSINO MÉDIO NO BRASIL APROVOU O PLANO DE TRABALHO. A SENADORA PROFESSORA DORINHA SEABRA, DO UNIÃO DO TOCANTINS, FOI DESIGNADA RELATORA. REPÓRTER BIANCA MINGOTE. A Subcomissão Temporária para debater e avaliar o Ensino Médio no Brasil aprovou o plano de trabalho. O grupo terá 180 dias para identificar as principais lacunas da chamada “Reforma do Ensino Médio”, de 2017. Para a presidente da subcomissão, senadora Teresa Leitão, do PT do Pernambuco, existe a necessidade de uma ampla agenda de reformulação do ensino médio. Por este motivo, a subcomissão irá realizar sete audiências públicas para ouvir representantes de entidades governamentais, associações e movimentos que defendem a educação. Entre os objetivos da subcomissão está avaliar o impacto das mudanças na carga horária e no currículo, além da infraestrutura das instituições de ensino. Outra proposta do grupo é firmar parceria com o Instituto DataSenado para viabilizar uma pesquisa de opinião pública sobre os “desafios e perspectivas para o ensino médio”. Teresa Leitão disse que a subcomissão vai trabalhar para melhorar o ensino médio como um todo:  Compete à Comissão de Educação dar voz e espaço para que os diferentes atores do cenário educacional brasileiro manifestem suas concepções, com vistas não somente a estabelecer a crítica necessária à Reforma ora em curso, mas também a apontar caminhos e possibilidades de atuação tempestiva, articulada e responsável no sentido de colaborar com importantes recomendações para o aperfeiçoamento do ensino médio em nosso país. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, disse que um dos maiores problemas hoje é a oferta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Izalci sugeriu que o plano de trabalho do grupo seja alterado para aumentar a participação de instituições do setor empresarial nas audiências públicas a serem realizadas, como instituições do sistema S, voltadas para o treinamento profissional: Eu vejo assim, a gente precisa ter uma participação maior aqui do setor empresarial para o Senado, senador saberem o que que tá lá na ponta, no mundo real e o mundo real exige realmente uma discussão maior. Na prática o principal aqui é trazer o Senai, o Senac, o Senat, as empresas de tecnologia na área de de atividades empresariais que estão cobrando realmente essa ação nossa de de do ensino médio. A primeira audiência pública está marcada para o dia 26 de abril. A previsão é que o debate tenha a participação de  representantes do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Bianca Mingote.

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