Grupos parlamentares Brasil-Cazaquistão, Brasil-Venezuela e Brasil-Guiana começam a funcionar no Congresso — Rádio Senado
Comissões

Grupos parlamentares Brasil-Cazaquistão, Brasil-Venezuela e Brasil-Guiana começam a funcionar no Congresso

Nesta quarta-feira (29), membros do Congresso Nacional se reuniram para instalar os grupos parlamentares Brasil-Guiana, Brasil-Cazaquistão e Brasil-Venezuela e eleger a presidência dos colegiados. Os grupos têm o objetivo de estreitar as relações e de estabelecer acordos de cooperação entre os países integrantes.

30/03/2023, 16h27 - ATUALIZADO EM 30/03/2023, 16h27
Duração de áudio: 01:57
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
OS GRUPOS PARLAMENTARES BRASIL-GUIANA, BRASIL-VENEZUELA E BRASIL-CAZAQUISTÃO COMEÇARAM A FUNCIONAR NESTA QUARTA-FEIRA. O OBJETIVO DOS GRUPOS É INCREMENTAR A COOPERAÇÃO E AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PAÍSES. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA. Foram instalados os grupos parlamentares Brasil-Cazaquistão, Brasil-Guiana e Brasil-Venezuela.  O ex-senador Mozarildo Cavalcanti foi autor do projeto de criação do grupo Brasil-Guiana em 2007, quando representava o estado de Roraima no Senado Federal. A medida foi aprovada em 2013, mas a instalação do colegiado aconteceu apenas hoje, em 2023. Na época, Mozarildo ressaltou que a Guiana é um aliado estratégico para o Brasil.  Já o grupo Brasil-Cazaquistão foi criado por meio da aprovação de uma proposta do senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas. O grupo Brasil-Venezuela, por sua vez, foi estabelecido como forma de aproximar a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal com a Comissão de Energia e Petróleo da Assembleia Nacional da Venezuela.  O senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, foi eleito para presidir os três grupos parlamentares e falou a respeito das alianças que precisam ser fortalecidas com a Venezuela e com toda a América Latina.  Torcemos por todos os demais países vizinhos da América Latina, na absoluta certeza de que compartilhamos todos um futuro comum, um futuro de prosperidade e de paz, de desenvolvimento e de intercâmbio cultural e científico e tecnológico e educacional. Um futuro em uma expressão em que os brasileiros iremos nos reconhecer na dignidade da vida próspera, da estimada Venezuela e na grandeza da querida América Latina. O objetivo dos grupos parlamentares é estabelecer relações e gerar acordos de cooperação entre os parlamento dos países integrantes. Além de fomentar o intercâmbio em áreas como educação, ciência e tecnologia. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.

Ao vivo
00:0000:00