Rodada de audiências públicas com ministros de pastas sociais na CAS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai ouvir em um ciclo de audiências públicas quatro ministros: Nísia Trindade Lima, da Saúde; Carlos Lupi, da Previdência Social; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego. A iniciativa é do presidente do colegiado, senador Humberto Costa (PT-PE). Por sugestão dos presidentes das comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Paulo Paim (PT-RS), e de Educação, Cultura e Esporte (CE), Flávio Arns (PSB-PR), os ministros poderão ser ouvidos em audiências conjuntas.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI OUVIR OS MINISTROS DA SAÚDE, DA PREVIDÊNCIA, DO DESENVOLVIMENTOS SOCIAL E DO TRABALHO.
A INTENÇÃO FAZER AS AUDIÊNCIAS COM OUTRAS COMISSÕES QUE TENHAM INTERESSE EM CONHECER AS METAS DE ATUAÇÃO DESSES MINISTÉRIOS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Por iniciativa do presidente da Comissão de Assuntos Sociais, senador Humberto Costa, do PT pernambucano, o colegiado vai ouvir em um ciclo de audiências públicas quatro ministros: Nísia Trindade Lima, da Saúde; Carlos Lupi, da Previdência Social; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego. Eles vão expor os desafios, metas, planejamento e diretrizes de suas Pastas. As audiências poderão ser realizadas em conjunto com outras comissões que tenham interesse em conhecer as propostas de atuação dos ministros, conforme sugestão do presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT gaúcho.
Percebemos que muitos ministros que estão sendo convidados lá na Comissão de Direitos Humanos também são convidados aqui. Como o tema é o mesmo, porque assuntos sociais e direitos humanos têm tudo a ver, então nós já concordamos que vamos tentar fazer as agendas dos ministros em conjunto. No mesmo dia reúne as duas comissões para ouvir os ministros.
Presidente da Comissão da Educação, o senador Flávio Arns, do PSB paranaense, concordou que os ministros falem na mesma reunião a vários colegiados.
Eu penso que o que o senador Paim falou é muito pertinente. E nós aprovamos na Comissão de Educação, Cultura e Esporte a vinda dos três ministros também para mostrar os desafios, a agenda. E como educação, esporte e cultura também são direitos humanos, nós poderíamos fazer em conjunto para facilitar a vinda dos ministros.
As datas das audiências públicas ainda serão confirmadas pelas comissões. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.