Congresso pode ter frente parlamentar da pesquisa biomédica
O Congresso Nacional poderá ter uma Frente Parlamentar mista da pesquisa biomédica e sua aplicação na saúde (PRS 32/2023). O autor, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), afirma que o setor é estratégico e é necessário incentivar pesquisadores brasileiros da área.

Transcrição
PESQUISA BIOMÉDICA E SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE DEVEM SER TEMAS DE NOVA FRENTE PARLAMENTAR PROPOSTA NO CONGRESSO NACIONAL.
A INICIATIVA DE CRIAÇÃO DO GRUPO É DO SENADOR ASTRONAUTA MARCOS PONTES. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
O Congresso Nacional poderá ter uma Frente Parlamentar mista da pesquisa biomédica e de sua aplicação na saúde. Segundo o autor, Astronauta Marcos Pontes, esse é um setor estratégico atualmente.
(Marcos Pontes): Nós vimos aí durante a pandemia todo o problema para compra de vacinas, o problema de remédios, problema de equipamentos e a pesquisa biomédica é extremamente importante nesse sentido. Um setor forte, quando você fala de biotecnologia voltada para esse setor. A gente precisa promover o ensino, promover universidades que ensinam as matérias relacionadas a isso, os cursos relacionados a isso, que não é só medicina, bioquímica e passando por muitas áreas diferentes. A gente precisa também para reduzir a dependência do Brasil na importação de medicamentos.
Marcos Pontes afirma que o Brasil tem potencial de pesquisa biológica em diversas áreas e que pesquisadores brasileiros devem ser incentivados e protegidos para estudar soluções a partir da nossa biodiversidade.
(Marcos Pontes): É preciso explorar de forma sustentável a nossa biodiversidade. Quando eu falo isso, inclua também os nossos oceanos.
A criação da Frente Parlamentar deve ser agora analisada pelo Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.