4 de março é o Dia Mundial da Obesidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 4 de Março como o Dia Mundial da Obesidade com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a doença. Além disso, a celebração também é uma maneira de combater o estigma social a respeito do problema. A data foi alterada do dia 11 de outubro para 4 de março visando sincronizar o evento com a Semana de Cuidados com a Obesidade, que acontece do dia 1 ao dia 7 de Março.
Transcrição
4 DE MARÇO É O DIA MUNDIAL DA OBESIDADE.
A DATA FOI ESTABELECIDA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO A RESPEITO DA DOENÇA. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.
4 de Março é o Dia Mundial da Obesidade. A data tem como propósito conscientizar a população a respeito da doença, melhorar políticas de combate a esse problema de saúde e promover o debate entre agentes e organizações especializadas na prevenção e tratamento da obesidade. Além disso, a data é uma forma de tentar diminuir o estigma social a respeito da enfermidade.
Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, a definição de obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidades que causem risco à saúde. A doença também pode ser porta de entrada para outros problemas, como é o caso da diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. A OMS afirma que a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e que mais de oitocentos milhões de pessoas sofrem com a doença. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2020, no Brasil a obesidade atinge mais de 25% da população.
No Senado Federal, o assunto é tratado com a devida seriedade. Há vários projetos de lei em análise relacionados ao combate e ao tratamento da enfermidade. Como é o caso da proposta apresentada em 2019 pelo senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, que institui normas sobre a rotulagem dos alimentos industrializados que contenham alto teor de sódio e gorduras.
Já o senador Romário, do PL do Rio de Janeiro, é autor do projeto que proíbe a cobrança adicional para pessoas obesas em transportes e eventos culturais e também da proposta que obriga estabelecimentos de saúde a disponibilizar equipamentos adequados para o atendimento de pessoas com a doença.
Também a senadora e médica Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, apresentou um projeto para criar a Política Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil. Zenaide falou sobre a preocupação com o avanço da doença.
A preocupação com esse panorama epidemiológico deve-se ao fato de que o excesso de peso e, notadamente, a obesidade são reconhecidos fatores de risco para outras afecções potencialmente graves.
O tratamento da obesidade é feito com reeducação alimentar e atividade física, podendo ter o auxílio de remédios quando necessário. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.