Grupo Parlamentar Brasil-Israel será instalado nesta terça-feira
Nesta terça-feira (28-02), será instalado o Grupo Parlamentar Brasil-Israel. De iniciativa do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), o colegiado atua como serviço de cooperação interparlamentar entre os legislativos brasileiro e israelense. A senadora Leila Barros (PDT-DF) foi a relatora da resolução que criou diversos grupos parlamentares de cooperação entre países e destacou em plenário a importância do fortalecimento das relações bilaterais entre os parlamentos.
Transcrição
NESTA TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO, SERÁ INSTALADO O GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-ISRAEL.
O COLEGIADO TEM POR FINALIDADE O INCENTIVO DAS RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE O LEGISLATIVO BRASILEIRO E ISRAELENSE. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
De iniciativa conjunta do senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, e do ex-senador Roberto Rocha, o Grupo Parlamentar Brasil-Israel será instalado nesta terça-feira. O colegiado tem a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre o Poder Legislativo brasileiro e israelense.
Na justificativa, além de destacarem a cordialidade e a diplomacia que sempre permeou a relação entre os dois países no campo político e empresarial, os senadores pontuaram que foram assinados significativos acordos nas áreas de defesa, serviços aéreos, prevenção e combate ao crime organizado, fora um memorando de entendimento em segurança cibernética.
A senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, foi a relatora da Resolução que criou este e outros grupos parlamentares que visam o fortalecimento de relações bilaterais entre os parlamentos.
Não nos esqueçamos ainda que a cooperação entre os povos, no caso, com a mediação dos respectivos parlamentos, é princípio que orienta a atuação da República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Em um mundo globalizado, em que os países maximizam suas vantagens comparativas e suprem suas carências mediante a ação coletiva e coordenada, a instituição de grupos parlamentares ou frentes parlamentares de cooperação há de ser saudada.
Integram o Grupo Parlamentar Brasil-Israel os senadores Carlos Viana, Alan Rick, Humberto Costa, Alessandro Vieira, Jaques Wagner, Plínio Valério e Rogério Marinho e as senadoras Eliziane Gama, Damares Alves e Professora Dorinha, além de trinta e um deputados federais. Na reunião, que está agendada para às duas da tarde desta terça-feira, parlamentares também irão escolher presidente e vice-presidente, bem como discutir os termos do regulamento interno do colegiado. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.