Reeleito, Omar Aziz defende medidas para reduzir desmatamento da Amazônia
Eleito pela segunda vez para ocupar o cargo de senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM) tem longa trajetória política: já foi vereador, deputado estadual, prefeito e governador. Em 2014, iniciou seu primeiro mandato no Senado Federal e obteve destaque presidindo a Comissão de Assuntos Econômicos e a CPI da Pandemia. Aziz inicia sua nova legislatura no dia 1º de fevereiro.
Transcrição
REELEITO SENADOR PELO ESTADO DO AMAZONAS, OMAR AZIZ DEFENDE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA PARA DIMINUIR O DESMATAMENTO NA FLORESTA AMAZÔNICA.
COM LONGA TRAJETÓRIA POLÍTICA, ELE CONQUISTOU MAIS DE 40% DOS VOTOS EM SEU ESTADO. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.
Natural de Garça, no interior de São Paulo, o senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, é o filho mais velho de pai palestino e mãe brasileira. Em 1966, morou no Peru e, em 1971, migrou para Manaus, no Amazonas, onde posteriormente fez carreira política.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas, participou de movimentos estudantis. Em 1993, foi eleito vereador e chegou à presidência da Câmara Municipal de Manaus. No ano seguinte, conquistou o mandato de deputado estadual. Durante seu mandato na Assembleia Legislativa do estado, criou o programa de TV Exija Seus Direitos, destinado a auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade a resolverem suas pendências judiciais.
Aziz também foi governador do Amazonas, antes de ser eleito, em 2014, para representar o estado no Senado Federal. Como senador, foi presidente da CPI da Pandemia e defendeu investimentos destinados à saúde e à vacinação. Além disso, presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos e liderou a defesa da Zona Franca de Manaus. O parlamentar também participou da equipe de transição do governo Lula e, recentemente, sugeriu a criação de uma Comissão Externa para investigar os atos de vandalismo que ocorreram no dia 8 de janeiro.
Para Omar Aziz, uma das atuais prioridades é o investimentos em infraestrutura para diminuir o desmatamento na floresta amazônica e ampliar a criação de empregos.
"Interesse em preservar a Amazônia, que a gente possa substituir o desmatamento por geração de emprego, nós temos que trazer outros segmentos para cá, como eu sempre falo. Então nós temos que trazer novos segmentos para gerar mais empregos. Aí a indústria têxtil, outras indústrias e isso com o apoio do presidente com certeza a gente pode trazer e gerar mais emprego."
Omar Aziz terá Cheila Moreira como primeira suplente e João Pedro como segundo suplente, ambos do PT. A cerimônia de posse dos senadores vai acontecer no dia 1º de fevereiro. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.