CTFC vai discutir pesquisas eleitorais em audiência pública
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor aprovou o requerimento do senador Carlos Portinho (PL-RJ) que solicitou uma audiência pública com o objetivo de discutir a metodologia e sistemas de realização de pesquisas eleitorais de intenção de voto. Também foi aprovado o requerimento do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) que solicitou uma audiência pública para estabelecer critérios para configuração de relação de emprego a trabalhadores por aplicativos.
Transcrição
A COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR VAI DISCUTIR A METODOLOGIA E OS SISTEMAS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS DE INTENÇÃO DE VOTO.
TAMBÉM FORAM APROVADAS OUTRAS DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DEBATER A FISCALIZAÇÃO DE PROPAGANDAS ELEITORAIS E A SITUAÇÃO DE TRABALHADORES POR APLICATIVOS. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
O senador Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro, é o autor do requerimento aprovado pela CTFC para a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir a metodologias e sistemas de realização de pesquisas eleitorais de intenção de voto. A audiência irá contar com a presença de representantes dos principais institutos de pesquisa do país, de cientistas políticos e de outros especialistas na área. Na opinião do senador os institutos de pesquisa tendem a influenciar o voto dos eleitores, por isso os levantamentos de intenção de votos devem ser feitos de forma regrada e transparente. Portinho lembrou que, em boa parte dos Estados e para os diferentes cargos, as pesquisas erraram em relação ao resultado das urnas. Daí a necessidade de criar regras para os institutos de pesquisa.
É válido pro processo eleitoral, válido no sentido que é produtivo, que diariamente sejam reclamados resultados de pesquisa. Porque a gente sabe que elas influenciam diariamente o voto do eleitor dessa maneira. Eu quero saber se as metodologias, elas estão atualizadas ou se há uma convergência para um tipo metodológico que possa com maior precisão se há uma metodologia própria mais atual que permite sem dúvida nenhuma, pelo menos manter dentro da margem de erro.
A CTFC aprovou o pedido do senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, para que seja feita uma audiência pública com o objetivo de discutir a fiscalização da inserção das propagandas eleitorais. Também foi aprovado o requerimento do senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, que solicita uma audiência pública sobre as condições de trabalho das pessoas que trabalham por aplicativos, como os motoristas do Uber e os entregadores do Ifood. As audiências públicas ainda não possuem data marcada. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Carol Teixeira.