Senado aprova voto de pesar pela morte de Olavo Monteiro de Carvalho
Foi aprovado pelo Senado voto de pesar pela morte do engenheiro e empresário Olavo Egydio Monteiro de Carvalho, que morreu aos 80 anos, no dia 20 de outubro de 2022, no Rio de Janeiro. O autor do requerimento foi o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Portinho definiu Olavo como uma figura que merece o reconhecimeno por sua generosidade e por sua grande importância para diversas áreas econômicas do país.

Transcrição
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE OLAVO MONTEIRO DE CARVALHO.
OLAVO MONTEIRO FOI ENGENHEIRO, EMPRESÁRIO E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
O Senado aprovou voto de pesar pela morte do engenheiro e empresário Olavo Egydio Monteiro de Carvalho. O autor da homenagem foi o senador Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro. Olavo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de fevereiro de 1942, e atuou em diversos negócios, com investimentos nas áreas automobilística, de telecomunicações e de saneamento, até no setor financeiro e petroquímico. Foi ainda Vice-Presidente do Vasco da Gama, participou ativamente da campanha de eleição do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo moderno e trabalhou pela eleição da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas, o que de fato ocorreu em 2016. Em sua justificativa, o senador Carlos Portinho relata alguns dos feitos importantes realizados por Olavo.
Olavo Monteiro de Carvalho foi membro fundador do Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial, entidade empresarial criada no final dos anos 1980 por um grupo de empresários representantes de empresas nacionais, com a proposta de discutir estratégias para o desenvolvimento do país.
Olavo faleceu no dia 20 de outubro de 2022, aos 80 anos. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Carol Teixeira.