Audiência aponta desigualdades de infraestrutura nas escolas brasileiras — Rádio Senado
Audiência pública

Audiência aponta desigualdades de infraestrutura nas escolas brasileiras

Audiência na Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID) aponta desigualdades de infraestrutura nas escolas brasileiras. A professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná, Gabriela Schneider, apresentou dados sobre a infraestrutura nas escolas brasileiras. O presidente da subcomissão, senador Flávio Arns (PODE-PR), comunicou que as informações serão compartilhadas. O presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto de Lima, garantiu que os Conselhos vão avaliar de perto as escolas.

17/10/2022, 13h45 - ATUALIZADO EM 18/10/2022, 09h12
Duração de áudio: 02:32
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Transcrição
AS ESCOLAS BRASILEIRAS SÃO DESIGUAIS QUANTO À INFRAESTRUTURA PARA GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. É QUE APONTOU AUDIÊNCIA DESTA SEGUNDA-FEIRA NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAMENTO DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. Em sua 18ª audiência pública, a Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia continuou a discutir a infraestrutura das escolas do país para garantir o pleno direito à educação. Segundo a professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná, Gabriela Schneider, as escolas brasileiras são desiguais, uma vez que as condições físicas de cada uma delas oferecem oportunidades diferentes de acesso à educação. Gabriela Schneider disse que a pandemia trouxe à luz problemas que existiam, mas que eram desconsiderados, como a falta de água potável e de energia. Sem defender a padronização das escolas, ela ressaltou a necessidade de investimentos federais para se ter infraestrutura escolar mais igualitária. “É importante a garantia de uma infraestrutura adequada e uma infraestrutura adequada é aquela que tem sala de aula, que tem biblioteca, que tem espaço para brincadeira, que tem luz, internet, que tem água, banheiro, que tem espaços para que os estudantes e suas famílias ou qualquer pessoa com necessidade especial ou o público da educação especial possa se locomover. Infelizmente, a gente percebe que isso não é garantido para todas as escolas brasileiras”. O Presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto de Lima, defendeu acompanhamento da realidade das escolas.  “Então, aprofundarmos realmente sobre a verdadeira ação desta fiscalização que os conselhos podem fazer in loco com muito mais levantamentos específicos. Nós vamos trabalhar de uma forma intensiva nesse acompanhamento da infraestrutura”. Os dados apresentados na audiência serão encaminhados aos Conselhos de Educação e outras entidades, comunicou o presidente da subcomissão, senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná.  “É muito importante compartilhar todo o material sobre a infraestrutura com os municípios, com os conselhos Municipais de Educação, com a Undime, faremos isso também com o conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, também com os Conselhos Estaduais de Educação para que eles tomem conhecimento. As apresentações também ficarão disponíveis no site da Subcomissão, que é vinculada à Comissão de Educação, para, segundo Arns, apontar caminhos para a atuação do colegiado, bem como do Parlamento. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

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