Senadores vão debater instalações físicas adequadas de escolas — Rádio Senado
Audiência pública

Senadores vão debater instalações físicas adequadas de escolas

A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID) vai discutir, na segunda-feira (17), a infraestrutura das escolas do país. O objetivo é garantir a continuidade das atividades de ensino, com instalações físicas adequadas para o pleno exercício da educação. Vão participar da audiência a professora da UFPR Gabriela Schneider, o presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto Gonzaga de Lima. Também foi convidado um representante da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), que ainda não confirmou presença.

13/10/2022, 13h10 - ATUALIZADO EM 13/10/2022, 13h29
Duração de áudio: 01:58
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Transcrição
O SENADO VOLTA A DISCUTIR NA SEGUNDA-FEIRA A ATUAL SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. A INTENÇÃO É GARANTIR QUE OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO TENHAM INSTALAÇÕES FÍSICAS ADEQUADAS PARA O PLENO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO. OS DETALHES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia promove uma audiência pública sobre a infraestrutura das escolas do país. O objetivo é garantir a continuidade das atividades de ensino, com instalações físicas adequadas para o pleno exercício à educação. Vão participar da audiência a professora da Universidade Federal do Paraná, Gabriela Schneider, e o presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto Gonzaga. Também foi convidado um representante da Conaq, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos. Na última reunião da subcomissão, em agosto, o debate sobre a estrutura das escolas foi iniciado. Para o presidente do colegiado, senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná, mais do que construir novas intalações, é preciso restaurar e expandir as estruturas já existentes. Questão de banheiro, de água potável, biblioteca, quadra de esportes, enfim, toda a infraestrutura para que possa ser uma escola acolhedora, agradável, bonita. Então, isso é muito importante. Reforma e ampliação. E não tanto - também é necessário, obviamente - não tanto construção, porque, mesmo nas creches, a gente observa o Prefeito dizer: "Não, eu tenho a creche, só que eu preciso melhorar a minha creche, a minha pré-escola, pintar, reformar, ampliar e tal".  Arns defendeu, ainda, que seja feito um diagnóstico da situação das escolas em todas as cidades brasileiras, inclusive para orientar a distribuição de recursos das emendas parlamentares. Eu diria que é perfeitamente possível a gente ter um bom diagnóstico da educação básica nos 5.570 municípios. Todos nós falamos - eu próprio coloquei no relatório da aprovação do Fundeb - em tantas escolas sem esgotamento sanitário, sem água potável, tantas sem eletricidade, inclusive. Eu digo: "Meu Deus do céu! Como é que alguém inaugura uma escola sem isso tudo?".  A subcomissão foi criada em setembro de 2021 para avaliar os impactos da covid-19 sobre a educação. A previsão de funcionamento é até o fim de dezembro deste ano. Da Rádio Senado, Marcella Cunha 

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