Déficit na alfabetização dobrou com a pandemia — Rádio Senado
Educação

Déficit na alfabetização dobrou com a pandemia

O percentual de crianças com dificuldade para ler e escrever passou de 15,5%, em 2019, para 33,8% no ano passado, em razão da pandemia de covid-19. Divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na sexta-feira (16), os dados são relativos ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID), senador Flávio Arns (Podemos-PR), citou entre as dificuldades dos estudantes a falta de equipamentos ou de conexão à internet.

19/09/2022, 13h43 - ATUALIZADO EM 19/09/2022, 13h43
Duração de áudio: 02:01
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Transcrição
O DÉFICIT NA ALFABETIZAÇÃO MAIS QUE DOBROU COM A PANDEMIA. É O QUE APONTA DADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DIVULGADOS NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 16. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES Divulgados pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os dados mostram que o percentual de alunos com dificuldade para ler e escrever passou de 15,5%, em 2019, para 33,8% no ano passado. As informações do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, apontam que o nível de alfabetização das crianças está abaixo do esperado para a faixa etária. A avaliação feita no ano passado em escolas públicas e privadas verificou que os estudantes não conseguem ler nem escrever palavras simples. O déficit de aprendizagem já havia sido previsto em decorrência da pandemia de covid-19, momento em que as escolas passaram a ensinar de forma remota. Presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Educação na Pandemia, o senador Flávio Arns, do Podemos paranaense, citou, entre as dificuldades dos estudantes, a falta de equipamentos ou de conexão à internet. Que se mostrou cada vez mais importante e evidente na pandemia, um instrumento essencial, que é a conectividade, garantir o acesso a dispositivos com conexão à internet de alta velocidade aos estudantes e professores da rede pública de ensino. É o acesso para o aluno na escola, mas o acesso para o aluno na casa dele também, para ele fazer pesquisas, trabalhos. Criada em setembro do ano passado, a Subcomissão para Acompanhamento da Educação na Pandemia realizou oito audiências públicas em 2021. Neste ano,  já foram feitos nove debates e estão previstos mais três. Além de conectividade, as audiências tratam de temas como recomposição da aprendizagem, infraestrutura escolar e orçamento da Educação. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

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