"Marte Um" é o representante do Brasil na corrida para o Oscar de melhor filme internacional.
O filme mineiro Marte Um foi indicado do Brasil para o Oscar de melhor filme internacional em 2023. A obra conta a história da família de Deivinho, um jovem que deseja ser astrofísico e participar de uma missão de colonização do planeta Marte. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), o reconhecimento de um filme com negros protagonistas na atuação e na direção de pessoas negras é histórico para o audiovisual nacional.
Transcrição
O FILME MINEIRO "MARTE UM" É O REPRESENTANTE DO BRASIL NA BUSCA PELO OSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL.
A ESCOLHA FOI FEITA PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Deivinho e Nina – Trailer Marte Um - Nina, você acha que meu pai ia ficar bravo se eu não quisesse mais jogar futebol? Você não quer jogar mais bola não? Não é que eu que eu quero parar de jogar bola, eu penso em fazer outras coisas também. Tipo o quê? Meu sonho é virar astrofísico e participar de uma missão Marte Um. Nós seres humanos vamos tentar colonizar Marte...
O sonho de Deivinho de ser astrofísico é a inspiração para o roteiro e as discussões do filme, Marte Um, de Gabriel Martins. A obra foi indicada para representar o Brasil na categoria filme Internacional do Oscar 2023. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, é algo histórico o reconhecimento de um filme com protagonistas negros na atuação e na direção.
Paulo Paim - O filme é um drama e retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, que busca seguir os seus sonhos. Fala sobre a importância de sonhar e nunca desistir. E expressa os desafios diários de grande parte da sociedade brasileira, em sua maioria negra, que vive com falta de políticas públicas como moradia decente, trabalho, educação, transporte público, submetido a várias formas de violências, entre elas a fome.
Uma lista de 15 pré-finalistas da categoria filme internacional será divulgada em 21 de dezembro. No dia 24 de janeiro do ano que vem, os cinco finalistas serão anunciados. O Oscar 2023 acontece no dia 12 de março. O Brasil já concorreu na categoria equivalente à melhor filme internacional com "Central do Brasil", "O Quatrilho", "O Pagador de Promessas" e "O Que é Isso Companheiro?" Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.