Rodrigo Pacheco destaca autonomia brasileira com o 7 de setembro, mas afirma que ainda existem desafios sociais — Rádio Senado
Bicentenário da Independência

Rodrigo Pacheco destaca autonomia brasileira com o 7 de setembro, mas afirma que ainda existem desafios sociais

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, afirmou que o 7 de Setembro de 1822 representa a autonomia brasileira. Em discurso na sessão solene do Congresso Nacional que celebrou o bicentenário, Pacheco ressaltou os laços com Portugal e os desafios sociais do estado brasileiro e defendeu o estado democrático de direito.

08/09/2022, 12h44 - ATUALIZADO EM 08/09/2022, 13h02
Duração de áudio: 02:37
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, RODRIGO PACHECO, AFIRMOU QUE O 7 DE SETEMBRO DE 1822 REPRESENTA A AUTONOMIA BRASILEIRA. ELE RESSALTOU OS LAÇOS COM PORTUGAL E DESTACOU A DEFESA DA DEMOCRACIA. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. Em discurso na sessão solene que celebrou o bicentenário da Independência, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, destacou que o 7 de Setembro de 1822 é motivo de orgulho para os brasileiros. Rodrigo Pacheco - Sem dúvida, o enredo que culminou no Grito do Ipiranga é digno de orgulho para todo o País. Sua simbologia desperta algo de muito valioso em nosso espírito coletivo. De uma história de dominação e de uma condição de dependência, passamos ao patamar de igualdade e de respeito em relação às demais nações soberanas, e ganhamos identidade própria e relevante. Passamos a decidir, enquanto povo brasileiro, como governar nosso país de modo autônomo, sem interferência externa. Rodrigo Pacheco ressaltou que a ruptura com Portugal não impediu a construção de uma parceria entre os países. Rodrigo Pacheco - O bicentenário da Independência comemora o evento da ruptura com a antiga metrópole. Com o passar dos anos, no entanto, a República Portuguesa se tornou uma parceira estratégica importantíssima, como demonstra a multiplicidade de relações comerciais, investimentos e acordos de cooperação entre o Brasil e Portugal. Para Rodrigo Pacheco essa é uma oportunidade de olhar para o futuro. Rodrigo Pacheco - Embora muito tenhamos avançado, o caminho para o amplo desenvolvimento ainda é longo. Uma radiografia das condições econômicas, políticas e sociais aponta um quadro ainda precário, exigindo, de todos, esforços para uma melhora significativa do Estado brasileiro. Diante disso, precisamos analisar o que falhou e, mais importante, o que podemos fazer para mudar esse cenário. Rodrigo Pacheco afirmou ainda que a comemoração do bicentenário serve como reafirmação da democracia e no combate a alegóricos retrocessos antidemocráticos e eventuais ataques ao Estado Democrático de Direito. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00