Parlatino se reúne em João Pessoa até esta terça-feira (06/09) para discutir agenda comum dos países da América Latina — Rádio Senado
Relações Exteriores

Parlatino se reúne em João Pessoa até esta terça-feira (06/09) para discutir agenda comum dos países da América Latina

O Parlamento Latino-americano, que está reunido em João Pessoa até esta terça-feira (06/09), não se reunia desde 2018. Isso, na opinião da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), paralisou a discussão de assuntos extremamente relevantes para o bloco, como meio ambiente, turismo, segurança e combate ao crime organizado. O Legislativo comum é formado por deputados e senadores dos países-membros, parte deles da América do Sul como Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai e Venezuela; parte da América Central como Costa Rica, El Salvador, México e Panamá; e o restante do Caribe, como Aruba, Cuba e República Dominicana.

05/09/2022, 19h27 - ATUALIZADO EM 05/09/2022, 19h37
Duração de áudio: 01:35
Juliana Santos/Assessoria de imprensa da Senadora Daniella Ribeiro

Transcrição
O PARLAMENTO LATINO-AMERICANO ESTÁ REUNIDO EM JOÃO PESSOA ATÉ ESTA TERÇA-FEIRA PARA DEBATER UMA AGENDA COMUM DOS PAÍSES DA REGIÃO. ENTRE OS TEMAS DISCUTIDOS ESTÃO MEIO AMBIENTE, TURISMO E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. O Parlamento Latino-Americano foi fundado em 1964 em Lima, no Peru, a partir de discussões sobre a necessidade de fortalecer o diálogo entre os países da região. O Parlatino não se reunia desde 2018, o que na opinião da senadora Daniella Ribeiro, da Paraíba, paralisou a discussão de assuntos extremamente relevantes para o bloco. A importância que é estarmos nessas discussões que realizam tratativas extremamente importantes e em comum de temas que serão discutidos, como meio ambiente, turismo, segurança cidadã, combate e prevenção ao narcotráfico, terrorismo e crime organizado. Os países que fazem parte do Parlatino estarão nesta discussão conosco e os encaminhamentos que eu tenho certeza de que vão ser feitos, trazendo benefícios para esses países que integram o Parlamento Latino-Americano, o Parlatino. A senadora, que é secretária de relações interinstitucionais do parlamento, comemorou que o Brasil tenha voltado a sediar a reunião, e principalmente por ela acontecer em João Pessoa, capital do seu estado. Essas reuniões não aconteciam no Brasil desde 2015. A última vez foi em Brasília, quando sediou o encontro. E através, graças a Deus, do nosso trabalho, pudemos trazer para Paraíba, para João Pessoa, a capital, uma reunião onde vamos ter oportunidade de destacar também o potencial do Nordeste, sobretudo do nosso estado. O Legislativo comum é formado por deputados e senadores dos países-membros, parte deles da América do Sul como Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela; parte da América Central como Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá; e o restante do Caribe: Aruba, Cuba, Curaçau, República Dominicana e Antilhas Holandesas. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00