Vai à sanção doação de viaturas militares para o Uruguai
Os senadores aprovaram autorização para que o Ministério da Defesa doe para a República Oriental do Uruguai 21 viaturas blindadas que estão sendo substituídas pelo Comando do Exército. Segundo o Ministério da Defesa, os veículos estão ultrapassados para o estágio de desenvolvimento do Exército Brasileiro, sendo antieconômico a manutenção dessas viaturas.
PL 3212/2021
Transcrição
O SENADO APROVOU O PROJETO QUE AUTORIZA O MINISTÉRIO DA DEFESA A DOAR VIATURAS DO EXÉRCITO PARA O URUGUAI
OS VEÍCULOS ESTÃO SENDO SUBSTITUÍDOS POR MODELOS MAIS MODERNOS E ECONÔMICOS. A REPORTAGEM É DE REGINA PINHEIRO
Ao todo, o Poder Executivo, por meio do Ministério da Defesa, fica autorizado a doar para o Uruguai 21 viaturas, sendo dez Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M-108 e 11 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal EE-11 Urutu. O Ministério da Defesa justifica que as viaturas estão obsoletas, em fase de substituição: as M-108 serão trocadas pelas M-109 e as Urutu pelas Guarani. Ao ler o relatório do senador Chico Rodrigues do União de Roraima, o senador Vanderlan Cardoso do PSD de Goiás destacou que os equipamentos modernos são mais econômicos
A iniciativa partiu de avaliações do acervo de viaturas do Exército Brasileiro que concluíram que a manutenção de determinados tipos de equipamentos, ultrapassados para o estágio de desenvolvimento de nossa Força e incompatíveis com os novos modelos, representa uma deseconomia em termos financeiros e tecnológicos. Fica mais dispendioso manter as viaturas do que se desfazer delas. E os equipamentos mais modernos, além de serem mais econômicos, perfazem melhor as tarefas de treinamento a que estão destinados..
Vanderlan também informou que a proposta tem o objetivo de aprofundar os laços de cooperação militar entre o Brasil e o Uruguai:
Imbuída do intuito de aprofundar os laços de cooperação militar entre o Brasil e o Uruguai, objetivo este que se reveste de especial relevância, levando-se em conta a importância da agenda bilateral. Junta-se à esta avaliação a necessidade de países vizinhos de aparelhamento de suas forças de defesa. Tendo em vista que se encontram em estágio menos adiantado tecnologicamente, os equipamentos a serem descartados aqui são perfeitamente aptos para suas necessidades.
As viaturas serão doadas no estado de conservação em que se encontram e as despesas para o transporte até o Uruguai serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa. O projeto seguiu para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro