Senadores apoiam CPI para investigar ações do governo no meio ambiente e na proteção aos indígenas
Senadores apoiam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposta omissão do governo na área ambiental e na proteção aos povos indígenas no Norte. A sugestão foi apresentada durante a votação do relatório final da Comissão Temporária que investigou as causas da violência na região.

Transcrição
APÓS APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE COMISSÃO QUE INVESTIGOU VIOLÊNCIA NA REGIÃO NORTE, SENADOR SUGERIU A CRIAÇÃO DE UMA CPI PARA APROFUNDAR O ASSUNTO.
PARLAMENTARES ALERTAM PARA OMISSÃO DO GOVERNO FEDERAL NA ÁREA AMBIENTAL E NA PROTEÇÃO AOS INDÍGENAS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Com a votação do relatório final pela Comissão que investigou causas da violência na Região Norte, o senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, sugeriu a criação de uma CPI. Para ele, o meio ambiente e a proteção aos povos indígenas não são prioridades do atual governo.
Fabiano Contarato – Os ianomâmis estão sendo atacados, os guaranis-caiovás estão sendo dizimados. São crianças, mulheres, idosos, funcionários de Ibama e ICMBio. Eu acho que essa comissão parlamentar de inquérito iria prestar um serviço ao meio ambiente e à população mundial, porque o mundo está observando o ataque que, infelizmente, tem sido perpetrado com a digital do Estado brasileiro, do Chefe do Executivo, naquele direito humano essencial, naquele direito constitucional que é a preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, relator da comissão, não acatou a sugestão da CPI no relatório final. Mas afirmou que as conclusões do colegiado podem servir de base para um pedido de investigação a ser elaborado por qualquer senador.
Nelsinho Trad - Agora, todo Senador aqui é uma instituição a ser respeitada. Se ele quiser encabeçar uma solicitação de abertura de uma CPI diante até do resultado que foi lido no relatório, é uma prerrogativa que eu respeito, e vai tramitar na Casa. Se tiver as 27 assinaturas, com fato determinado, deverá ser aplicada pelo Presidente da Mesa, no caso o Presidente Pacheco.
O presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, já começou a coletar assinaturas para a criação da CPI. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.