Educação básica passa a incluir capacitação para a leitura — Rádio Senado
Educação

Educação básica passa a incluir capacitação para a leitura

Aprovada a proposta (PL 5.108/2019) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) para garantir a alfabetização plena e a competência em leitura ao longo da educação básica. O relator do projeto, que segue para sanção presidencial, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ressalta que as medidas são fundamentais para uma escolarização satisfatória, que proporcione condições de o cidadão progredir e dominar saberes de outras áreas.

21/06/2022, 20h24 - ATUALIZADO EM 21/06/2022, 20h24
Duração de áudio: 01:37
Pedro França

Transcrição
PROPOSTA APROVADA PELO SENADO DEFINE COMO COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A FORMAÇÃO DO LEITOR E O ESTÍMULO À LEITURA. RELATOR ALERTA PARA ANALFABETISMO FUNCIONAL DE BRASILEIROS E BAIXO ÍNDICE DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA DE ESTUDANTES. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO. Os senadores aprovaram em plenário o projeto de lei que torna dever do Estado a garantia de alfabetização plena e capacitação para a leitura ao longo da educação básica. A proposta foi relatada na Comissão de Educação pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba. Segundo ele, a situação de analfabetismo funcional é vivida atualmente por milhões de brasileiros, muitos dos quais passaram pelos bancos escolares, mas não dominam as habilidades básicas de uma pessoa plenamente alfabetizada. VITAL DO RÊGO De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional, 29% da nossa população de 15 a 64 anos é composta de analfabetos funcionais – impressionante! – que enfrentam dificuldades até para compreender textos simples. É preciso que os indivíduos adquiram capacitação para a leitura e para a análise crítica de textos, competências que sempre foram importantes, mas que atualmente se mostram vitais em razão da velocidade das comunicações. A formação de leitores autônomos, críticos e capazes de produzir novos conhecimentos deve ser prioridade absoluta da escola. São esses os objetivos da proposição. O relator ainda chamou atenção para indicadores de deficiência em leitura dos estudantes brasileiros. VITAL DO RÊGO Dados da última edição da Avaliação Nacional da Alfabetização, de 2016, apontaram que menos da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental alcançaram nível de proficiência considerado "suficiente" em leitura, número que é ainda menor quando se trata das crianças dos níveis socioeconômicos mais baixos ou da área rural. O projeto da Câmara dos Deputados, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segue para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.

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