Aprovada proposta que atribui a Atibaia o titulo de Capital Nacional do Morango
Foi aprovado pelo Plenário do Senado o projeto que confere ao município de Atibaia, no estado de São Paulo, o título de Capital Nacional do Morango. O relator, senador Dario Berger (PSB-SC), afirmou em seu parecer que a produção de morango em Atibaia começou na década de 1950 e se expandiu rapidamente devido ao solo fértil e o clima favorável. O projeto, de origem da Câmara dos Deputados, foi enviado para a sanção do presidente da República.
Transcrição
LOC: FOI APROVADO PELO SENADO O PROJETO QUE DÁ A ATIBAIA O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DO MORANGO.
LOC: O MUNICÍPIO DE ATIBAIA, EM SÃO PAULO É RESPONSÁVEL POR UMA GRANDE PRODUÇÃO DE MORANGOS DESDE 1950. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
O solo fértil e o clima favorável foram fatores que contribuíram para a grande produção de morangos na região de Atibaia. A Embrapa criou um projeto para oferecer frutas mais saudáveis e incentivar uma produção mais sustentável e o município de Atibaia foi o primeiro a receber a certificação do projeto de Produção Integrada de Morangos. O senador Dário Berger, do PSB de Santa Catarina, destacou a importância de um processo de produção sustentável.
Cada vez mais, o mercado mundial de frutas in natura e processadas tem voltado seus olhos para questões associadas à qualidade dos produtos e sua sustentabilidade. Neste sentido, sistemas de produção sustentável têm surgido para suprir essa demanda, entre eles a produção integrada, cuja meta principal é o monitoramento e a rastreabilidade de todo o processo produtivo aliado à implementação de boas práticas agrícolas.
O autor da proposta, o deputado Roberto Alves, do Republicanos de São Paulo, afirma que com o título de Capital Nacional do Morango a cidade vai alcançar ainda mais reconhecimento e atrair investimentos. Atibaia é referência na produção de mudas de morango e todo ano recebe dois festivais populares: a Festa das Flores e Morango de Atibaia e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu. A proposta segue para a sanção presidencial. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Carol Teixeira.