Presidente da ANS será convidado a explicar reajustes nos planos de saúde
O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, será convidado a explicar na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o reajuste de 15,5% nos planos de saúde individuais e coletivos. Segundo o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), autor do requerimento (REQ 45/2022-CAS), este é o maior aumento dos últimos 25 anos. A data da audiência ainda será confirmada pela CAS.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI CONVIDAR O DIRETOR-PRESIDENTE DA ANS, AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE COMPLEMENTAR, PARA EXPLICAR O AUMENTO DE MAIS DE 15% NOS PLANOS DE SAÚDE.
A DATA DA AUDIÊNCIA AINDA SERÁ DEFINIDA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Por iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Rebello, deverá explicar o aumento de 15,5% nas mensalidades dos planos de saúde. O reajuste foi autorizado pela ANS e publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira, dia 27. Para Randolfe Rodrigues, o reajuste é “absurdo” e dificulta a vida da classe média brasileira.
Na semana passada, todos os brasileiros foram alertados e se assustaram com o reajuste dos planos de saúde individuais e coletivos em mais de 15%. Este é o maior reajuste que se tem conhecimento de planos de saúde de toda a história, pelo menos nos últimos 25 anos. Que possa esclarecer quais critérios foram levados em conta por parte daquela Agência para autorizar o aumento, o que assoberba sobretudo a classe média brasileira.
O diretor-presidente da ANS deverá também prestar contas das ações e apresentar avaliação das políticas públicas da agência. A data da audiência ainda será marcada pela Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.