Alvaro Dias pede que CMA analise projeto que cria Estrada Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu
O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) solicitou a votação do projeto que pode autorizar a criação da Estrada Parque Caminho do Colono (PLC 61/2013). A rodovia passaria em um trecho do Parque Nacional do Iguaçu. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que novas audiências públicas deverão ser feitas antes de o senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentar o relatório.
Transcrição
SENADOR QUER A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA ESTRADA PARQUE CAMINHO DO COLONO NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VAI FAZER AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ANTES DA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
O senador Alvaro Dias, do Podemos do Paraná, solicitou que a Comissão de Meio Ambiente vote o projeto que permitiria a liberação da Estrada Caminho do Colono, que teria um trecho dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Mas instituições ambientais são contrárias à proposta. Alvaro Dias argumenta, no entanto, que o tema já foi debatido diversas vezes. E citou que a estrada vai beneficiar a população que vive na região e que hoje precisa fazer desvios de até 120 quilômetros nas viagens.
Alvaro Dias - Então, tivemos muitas audiências públicas no estado, muitas audiências públicas no Congresso durante esses 40 anos, e esse impasse perdura, gerando conflitos de opinião e passando a ideia de que nós estamos com posições ideológicas relativamente à preservação ambiental que obviamente podem ser superadas com a votação do projeto.
O presidente da Comisão de Meio Ambiente, senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, afirmou que existem pedidos de novas audiências públicas antes da votação.
Jaques Wagner - Eu também sou contra se postergar. Eu acho que se tem que decidir. A democracia vive de debate e deliberação. Apenas eu queria lhe comunicar que já há protocolado um requerimento da Senadora Eliziane Gama com mais um pedido de audiência pública, que tem que ser aprovado nesta Comissão – ele ainda não foi aprovado. E o Senador Contarato, pelo que me informa aqui a Secretaria da Mesa, está com o relatório, mas ele estaria reexaminando.
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura e, se passar pela CMA, ainda será analisada por outras duas comissões do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.