Alessandro Vieira questiona Aneel sobre aumentos da conta de luz acima da inflação
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e um grupo de deputados federais e estaduais cobraram da Agência Nacional de Energia Elétrica explicações sobre os aumentos da conta de luz acima da inflação. No ofício, Alessandro Vieira pede que a Aneel detalhe os critérios dos reajustes e os impactos desses aumentos para os consumidores de baixa renda e para os setores produtivos. Os parlamentares também questionam se os reajustes não podem revistos e cobrados apenas no ano que vem.
Transcrição
SENADOR E DEPUTADOS QUESTIONAM OS AUMENTOS ACIMA DA INFLAÇÃO DA CONTA DE ENERGIA EM VÁRIOS ESTADOS.
OS PARLAMENTARES COBRAM DA ANEEL OS CRITÉRIOS DOS REAJUSTES E PEDEM QUE SÓ POSSAM VALER A PARTIR DO ANO QUE VEM. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Junto com o senador Alessandro Vieira, do PSDB de Sergipe, os deputados federais Felipe Rigoni, do União do Espírito Santo; Tabata Amaral, do PSB de São Paulo; e o deputado estadual do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, do PSD, cobraram explicações para os aumentos acima da inflação das contas de luz citando ausência de transparência. No ofício enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica, ao destacaram a falta de "razoabilidade e proporcionalidade", os parlamentares questionam os critérios usados pela Aneel para autorizar os recentes reajustes de 16,46% para os consumidores de Sergipe; de 19,87% para os do Rio Grande do Norte; de 20,73% para os da Bahia; e de 24,85% para os do Ceará. Eles também querem saber se a Aneel tem um estudo sobre os impactos do aumento da conta de luz para os consumidores de baixa renda e para os setores produtivos afetados pela pandemia de covid-19. O senador Alessandro Vieira e os deputados também perguntam se esses aumentos não poderiam ter os percentuais revistos e cobrados apenas no ano que vem.
A cobrança que nós estamos fazendo para a Aneel é no sentido de esclarecer para o cidadão brasileiro quais são as razões para que você tenha um aumento na conta, na tarifa de energia elétrica, em patamares tão superiores àqueles da inflação. A inflação já está alta, o brasileiro está sofrendo e a energia vem e aumenta ainda mais. Então, é muito importante que a gente tenha transparência, esclarecimento até para que o Congresso possa no momento e na forma certa apresentar soluções para isso, para que a gente possa reduzir esse peso que está nas costas dos brasileiros.
Os parlamentares lembraram que no ano passado as contas de luz tiveram um aumento de 114% devido à falta de chuvas e à cobrança da bandeira vermelha. E cobraram da Aneel respostas às denúncias de que a ENEL e a Light no Rio de Janeiro não estão prestando os serviços adequadamente apesar das tarifas elevadas. Eles argumentam que os preços altos da energia elétrica aumentam a vulnerabilidade social de populações carentes e comprometem todo o setor produtivo. Da Rádio Senado, Hérica Christian.