Marcos Rogério condena atos de discriminação contra brasileiros em Portugal
O senador Marcos Rogério (PL-RO) denunciou casos de xenofobia e de racismo ocorridos contra brasileiros em cidades de Portugal. Ele pediu ajuda do Itamaraty para coibir atos discriminatórios contra os brasileiros.

Transcrição
SENADOR CONDENA ATOS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA BRASILEIROS EM PORTUGAL
E CITA CASOS DE XENOFOBIA E DE RACISMO EM CIDADES DO PAÍS EUROPEU. REPÓRTER PEDRO PINCER
O senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, lamentou os casos de xenofobia e de racismo ocorridos contra brasileiros em cidades de Portugal e alertou que ssa situação vem de alguns anos. Ele destacou o aumento do número de brasileiros em solo lusitano formando a maior comunidade de estrangeiros em Portugal. Para Marcos Rogério, portugueses e brasileiros são povos unidos por sua língua e história, por isso, a intolerância tem que ser impedida. O senador destacou que os atos contra os brasileiros estão sendo repudiados por todos os partidos políticos portugueses. Ao ressaltar que esse comportamento vem de uma minoria, Marcos Rogério pediu que o Itamaraty adotemedidas para conter atos discriminatórios contra os brasileiros.
Um em cada quatro imigrantes em Portugal é brasileiro. Então, eu faço um apelo para que as autoridades diplomáticas brasileiras redobrem os esforços, que, certamente, já devem estar em curso, para que, em cooperação com o serviço diplomático português, tratem essa questão de intolerância, xenofobia e racismo com a gravidade e com o rigor com que ela merece ser tratada.
Marcos Rogério citou também reportagem o jornal Folha de S. Paulo mostrando que duas universidades, três escolas e um centro de refugiados em Portugal amanheceram com pichações racistas nos muros. Em uma das frases lia-se: "Zucas, voltem para as favelas! Não vos queremos aqui!" Zucas é o diminutivo de brazucas, forma usada pelos portugueses para se referirem aos brasileiros. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.