Projeto institui a frente para cerrado do MA, TO, PI e BA
O Senado aprovou o Projeto de Resolução do Senado n° 32, de 2019, que prevê a criação da Frente Parlamentar do Matopiba, tem o objetivo de promover um amplo debate no Congresso Nacional, com a participação de diversos segmentos da sociedade, visando aprimorar a legislação e atuar na defesa e promoção da região que compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como Matopiba. A proposta é de autoria do senador Roberto Rocha (PTB-MA).
Transcrição
LOC: SENADO APROVA CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DO MATOPIBA.
LOC: A IDEIA É PROMOVER UM AMPLO DEBATE NO CONGRESSO NACIONAL E APRIMORAR A LEGISLAÇÃO EM DEFESA DO MATOPIBA. REPÓRTER SABRINA DIAS.
Proposta pelo senador Roberto Rocha, do PTB do Maranhão, a Frente Parlamentar do Matopiba tem o objetivo de promover um amplo debate no Congresso Nacional, com participação de diversos segmentos da sociedade, para aprimorar a legislação e atuar em defesa da região que compreende o bioma Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região do Matopiba é formada por 337 municípios. O relator da proposta, senador Weverton, do PDT do Maranhão, considera que a frente parlamentar contribuirá para melhorar os instrumentos de proteção e desenvolvimento sustentável da região, que responde atualmente por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras:
Weverton: A criação da nossa Frente Parlamentar em Defesa do Matopiba, que é importantíssimo, porque o Matopiba hoje é a última fronteira agrícola do mundo e está aqui no Brasil. São os Estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí, da Bahia. E vai ser muito importante essa grande frente que nós estamos defendendo.
O projeto estabelece que a frente será integrada, inicialmente, pelos senadores que assinaram a ata de instalação. Mas estará aberta para a participação de outros parlamentares. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Sabrina Dias.