Debate mostra importância do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para prevenir desastres
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil tem um papel central na prevenção de desastres. Essa foi uma das conclusões da audiência pública desta segunda-feira (21) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A reunião deu prosseguimento ao ciclo de debates iniciado pelo colegiado no ano passado.
Transcrição
DEBATE MOSTRA IMPORTÂNCIA DO SISTEMA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PARA PREVENIR DESASTRES
TEMA FOI DISCUTIDO NESTA SEGUNDA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER PEDRO PINCER
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil tem um papel central na prevenção de desastres. Essa foi uma das conclusões da audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A reunião deu prosseguimento ao ciclo de debates iniciado pelo colegiado no ano passado. No fim de 2021 e início de 2022, o Brasil sofreu com as enchentes que atingiram o sul da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e o município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, deixando mortos, feridos e milhares de desabrigados. Só em Petrópolis, as chuvas provocaram a morte de mais de 230 pessoas. O presidente da comissão, senador Fernando Collor, do Pros de Alagoas, destacou a importância da Defesa Civil diante de um cenário em que as mudanças climáticas são cada vez mais evidentes.
Em tempos de mudanças climátics, o nosso Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil assume relevância estratégica. Estamos convocados a debater e a adotar com urgência aperfeiçoamentos em nossas estratégias de defesa civil, de maneira a melhor prevenir a perda de vidas humanas e diminuir os danos causados pelas alterações do clima
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, explicou a atuação do órgão na preparação e resposta a desastres e apelou para a melhoria da estrututura da defesa civil nas cidades. Ele falou sobre as providências que vem sendo tomadas em Petrópolis, que voltou a registrar enchentes no último fim de semana.
Nós tivemos alguns escorregamentos de terra e inundações importantes, e de imediato nós deslocamos pra lá a nossa equipe do Grupo de Apoio a Desastres. É um grupo que nós temos de especialistas em gestão de desatres que é mobilizável a qualquer tempo, e já ontem à noite, ontem à tarde começamos essa mobilização
O representante da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, tenete-coronel Sandro Corrêa, explicou o problema mais grave que o órgão enfrenta atualmente.
Mas esses municípios, muitos deles não estão preparados para uma atuação em defesa civil. Qual é a nossa ideia hoje? É trabalhar essa capilaridade em defesa civil dentro do estado de modo que tenhamos os municípios com pessoas capacitadas, treinadas para atuação em defesa civil.
Também participaram do debate representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Confederação Nacional de Municípios. Da Rádio Senado, Pedro Pincer