Nobel da Paz, Malala Yousafzai envia carta ao Senado pedindo que educação seja prioridade — Rádio Senado
Educação

Nobel da Paz, Malala Yousafzai envia carta ao Senado pedindo que educação seja prioridade

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai enviou ao presidente do Congresso , Rodrigo Pacheco, uma carta cobrando políticas públicas que garantam a permanência de crianças e adolescentes na escola. O documento foi lido durante uma sessão de debates no Plenário do Senado com o tema Busca Ativa: Toda Criança na Escola. Na carta, lida pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, Malala manifestou preocupação com a taxa de evasão escolar no Brasil.

21/02/2022, 19h47 - ATUALIZADO EM 21/02/2022, 19h47
Duração de áudio: 01:28

Transcrição
NOBEL DA PAZ, A ATIVISTA MALALA YOUSAFZAI ENVIOU CARTA AO SENADO PEDINDO QUE EDUCAÇÃO SEJA PRIORIDADE. DOCUMENTO FOI LIDO EM SESSÃO DE DEBATES SOBRE EVASÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA. REPÓRTER PEDRO PINCER Em carta enviada ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai cobrou políticas públicas que garantam a permanência de crianças e adolescentes na escola. No documento lido em sessão do Plenário pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, Malala manifestou preocupação com a taxa de evasão escolar no Brasil, que aumentou drasticamente desde o início da pandemia de covid-19, especialmente entre as meninas. A ativista elogiou os investimentos do Brasil, mas destacou que a pandemia reverteu muitas conquistas. Malala citou que 10% dos alunos de 10 a 15 anos relataram que não vão retomar os estudos. Ela cobrou uma agenda legislativa que priorize o financiamento contínuo da educação pública no Brasil e faz um apelo para deputados e senadores. Legisladores do Brasil devem buscar ativamente as jovens e os jovens para quem a educação é mais inacessível e construir estratégias de reinserção que coloquem as necessidades desses estudantes no centro das ações. Somente com informações confiáveis sobre seus contextos e barreiras à educação podemos ajudar essas alunas e esses alunos a retornar e a permanecer na sala de aula. Malala ainda defendeu uma busca ativa dos estudantes que estão fora da escola e estratégias intersetoriais para evitar a evasão escolar. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

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