Alta da inflação e baixo crescimento econômico são as apostas da IFI para 2022
A Instituição Fiscal Independente (IFI) divulgou nesta quarta-feira (19) o Relatório de Acompanhamento Fiscal de janeiro. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do PIB. Segundo o relatório, a inflação acima da meta exibe um cenário de disseminação dos reajustes de preços. O índice do ano passado ficou em 10,1%, o maior dos últimos anos.
Transcrição
ALTA DA INFLAÇÃO E BAIXO CRESCIMENTO ECONÔMICO PARA 2022 SÃO DESTAQUES DO NOVO RELATÓRIO DA IFI.
A INSTITUIÇÃO MANTÉM A PROJEÇÃO DE AUMENTO DA ECONOMIA EM MEIO POR CENTO DO PIB. A RETOMADA DA TRAJETÓRIA DE ALTA NOS CASOS DE COVID-19 PODE DIFICULTAR A RECUPERAÇÃO. REPÓRTER PEDRO PINCER.
A Instituição Fiscal Independente divulgou no dia 19 o Relatório de Acompanhamento Fiscal de janeiro. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do PIB. Segundo o relatório da IFI, a inflação acima da meta exibe um cenário de disseminação dos reajustes de preços. O índice do ano passado ficou em 10,1%, o maior dos últimos anos. O aumento dos preços dos combustíveis e de alguns alimentos fez muita diferença para o consumidor. Para este ano, a expectativa da IFI para a inflação é de 5,2%, bem acima do centro da meta do governo, que é de 3,5%. O relatório aponta que a aprovação da PEC dos Precatórios abriu espaço para aumento de despesas e piorou o quadro fiscal de 2022. É o que explica o diretor-executivo da IFI, Felipe Salto.
Essa mudança no teto de gastos levou à possibilidade de abrir um espaço fiscal para 2022 de 112,6 bilhões. Como a IFI previa, não apenas o Auxílio Brasil, na casa de 55 bilhões, vai ser financiado com esse espaço, mas uma série de outras despesas que nada têm a ver com o gasto social.
O relatório também aponta que subiram os riscos para o crescimento econômico em 2022. Os dados de atividade do quarto trimestre de 2021 reforçam um quadro de menor aumento do PIB em volume para 2022. A IFI alerta que a retomada da trajetória de alta nos casos de covid-19 pode dificultar a recuperação.
As conclusões principas indicam que o avanço novamente dessa onda da Covid 19, com a nova variante pode colocar a perder a perspectiva de crescimento econômico para 2022,que já era bastante ruim. A atual projeção da IFI indica um crescimento de apenas meio por cento para 2022.
A IFI foi criada pelo Senado no final de 2016 para ampliar a transparência nas contas públicas. Tem como objetivo divulgar estimativas de parâmetros e variáveis relevantes para a construção de cenários fiscais e orçamentários, além de analisar a aderência do desempenho de indicadores fiscais e orçamentários às metas definidas na legislação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.