Senado debate impactos da pandemia na educação básica — Rádio Senado
Audiência pública

Senado debate impactos da pandemia na educação básica

Audiência pública debate impactos da pandemia da covid-19 no ensino e estratégias para recuperar perdas na educação básica brasileira. Especialistas defenderam fornecimento gratuito de equipamento, treinamento e acesso à internet para todos os professores e alunos para garantir direito à educação no país. A reunião foi realizada na Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia

16/11/2021, 12h54 - ATUALIZADO EM 16/11/2021, 12h54
Duração de áudio: 02:08
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Transcrição
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO ENSINO E ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAR PERDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESPECIALISTAS DEFENDERAM OFERTA GRATUITA DE EQUIPAMENTOS, ALÉM DE TREINAMENTO E ACESSO À INTERNET PARA PROFESSORES E ALUNOS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. A Coordenadora do Fórum Nacional de Educação do Campo, Clarice Santos, declarou que a postura do Estado na pandemia de covid-19 excluiu as comunidades rurais, como extrativistas, quilombolas, agricultores, ribeirinhos e indígenas do acesso ao ensino pela falta de tecnologia. Para garantir o alcance e a regularização dos estudantes, ela defendeu o fornecimento gratuito dos equipamentos para aulas remotas. E para evitar a evasão escolar, o diretor da Educafro, Frei David Santos, pediu a criação de bolsas de estudo para jovens negros, além da instituição de aulas via televisão ou rádio e a flexibilização do calendário escolar. O senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná, destacou que é preciso ter um olhar especial para populações que possuem um histórico de segregação social para garantir a educação de qualidade. São populações que merecem de todos nós um olhar muito especial, concentrado, com uma história de marginalização, para as quais temos que trabalhar para que o direito à educação de qualidade aconteça. O senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, avaliou que a pandemia evidenciou a desigualdade social do país. A crise sanitária teve o aspecto positivo de trazer à luz a situação de desvantagem educacional que é causada pela pobreza material e que atingem uma parcela expressiva da nossa população em idade escolar e a maior parte dessa juventude é constituída principalmente por crianças e adolescentes afrodescendentes que perfazem a maioria dos brasileiros vivendo na linha de pobreza. Esta foi a quarta audiência pública com especialistas para avaliar os impactos da pandemia na educação básica. Outros quatro encontros estão marcados para debater o tema até o final do ano. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

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